A partir de agora, a população conta com um equipamento de saúde mais moderno, equipado, seguro e confortável
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Santos Saez Achá, localizada no distrito de Ipoema foi entregue à comunidade após completa restauração e ampliação, na tarde desta sexta-feira (28). A partir de agora, a população do distrito conta com um equipamento de saúde mais moderno, equipado, seguro e confortável.
A Prefeitura de Itabira investiu R$ 692.514,19 no empreendimento. As melhorias incluíram pintura geral, manutenção no telhado, instalação de revestimento cerâmico, manutenção da rede elétrica, instalação de bancadas e portas de vidro, substituição de equipamentos hidrossanitários, ampliação da unidade com sala de fisioterapia e um refeitório, reforma do almoxarifado e do quarto do motorista, readequação da fachada e construção de uma rampa de acessibilidade.
Com 2.532 usuários e 953 domicílios cadastrados, a UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade conta ainda com o apoio dos postos de atendimento das comunidades Macuco e Turvo, que também foram restauradas, ampliadas e entregues à população recentemente. Os serviços oferecidos compreendem acolhimento, vacinação, dispensação de preservativos, exames preventivos, grupos de educação em saúde, aferição de dados vitais, curativos, consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares, atendimento odontológico e fisioterapia.
Durante a inauguração, o prefeito Marco Antônio Lage destacou a importância da obra para a comunidade. “A reforma e ampliação da UBS Ipoema representam um grande avanço para a saúde local. Com estas melhorias, poderemos oferecer um atendimento mais digno e eficiente para nossa população”, comemorou.
Padre Santos Saez Achá
O padre Santos Saez Achá, que dá nome à UBS, esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo por 41 anos e foi o idealizador da construção da atual Igreja Matriz de Ipoema. A paróquia foi criada em 12 de outubro de 1969 por Dom Marcos Antônio Noronha, bispo diocesano de Itabira. Padre Santos deixou a paróquia devido à idade avançada e a problemas de saúde.
Para Marco Lage, a inauguração da UBS em Ipoema representa o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e com a população, “oferecendo melhores condições de atendimento e homenageando um dos seus mais dedicados líderes religiosos”.