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sexta-feira, novembro 15, 2024

ATI/FIP realiza premiação de concurso de desenhos para crianças e adolescentes atingidos pelas obras do Sistema Pontal

Na última sexta-feira, 25 de outubro, a Assessoria Técnica Independente, da Fundação Israel Pinheiro (ATI/FIP), recebeu crianças e adolescentes dos bairros Bela Vista, Nova Vista e Jardim das Oliveiras para a entrega da premiação do 1º Concurso Temático de Desenhos. Acompanhados de seus pais, eles aproveitaram uma tarde repleta de brincadeiras e intervenção artística com a Companhia Itabirana de Teatro com foco em educação e preservação ambiental.

Para participar do concurso, foi preciso criar desenhos inspirados no tema “Como eu quero nosso meio ambiente”. Ao todo, 57 crianças e adolescentes entre 3 e 16 anos se envolveram na atividade. E todos foram premiados com medalhas, certificados de participação e brindes, como bicicletas, patinetes, videogames e tablets.

A ação faz parte do projeto “Semeando Caminhos para a Sustentabilidade”. Leandro Gadelha, diretor executivo da Fundação Israel Pinheiro (FIP), explicou que a primeira edição do concurso superou as expectativas da ATI/FIP. “Ele se revelou um poderoso meio de conexão com as crianças das comunidades atingidas pelas barragens do Sistema Pontal. A participação das crianças e adolescentes demonstrou uma sensibilidade incrível, assim como uma profunda compreensão dos desafios em relação ao meio ambiente. Seus desenhos, além de lindos e emocionantes, expressaram um desejo coletivo e genuíno por um mundo mais justo e sustentável”, comentou.

O diretor da FIP aproveitou para frisar que o objetivo com essa ação, não foi o de apresentar para as crianças os efeitos da degradação do meio ambiente “Infelizmente, elas já sofrem com esse contexto em seu dia a dia. O que queremos é despertar a sementinha da educação ambiental, cuidado, responsabilidade e, principalmente, protagonismo que elas podem assumir na defesa dos recursos naturais e dos direitos da natureza!”.

Uma opinião compartilhada pelo coordenador da ATI/FIP, Péricles Mattar. “Além de criar boas memórias para estas crianças, trouxemos alegria e alento a estes pequenos cidadãos, que vivem num contexto de muita carência, invisibilidade e hostilidade ambiental provocada pela vizinhança à barragem de rejeitos do Pontal. Nos últimos tempos, pelos eventos de Mariana e Brumadinho, esses locais viraram sinônimo de insegurança e risco à vida, conforme nos é relatado cotidianamente pelas pessoas atingidas, em Itabira”, complementou.

 

Péricles ainda destacou que ações como esta, realizada com recursos próprios da FIP, vem suprir também a ausência de políticas públicas para populações periféricas, a inexistência de equipamentos de lazer e cultura, e projetos que possam promover de forma sistematizada ações sociais.

Educação ambiental como empoderamento social

A Fundação Israel Pinheiro (FIP) tem, como uma assinatura, as práticas ambientais e sustentáveis nos projetos que desenvolve. Em sua missão, prevista em estatuto, está o foco em desenvolvimento social, educação, cultura, lazer e entretenimento. “Nos envolvemos em ações que permitam pensar um meio ambiente mais ecologicamente correto e uma ambiência mais propícia ao alcance dos objetivos das pessoas, como cidadãos. Neste sentido, o concurso de desenho contribuiu para despertar nestes jovens – e em seus pais – a importância de lutar pelo direito constitucional, previsto no artigo 225 da Carta Magna, que prevê que ‘todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.’”, pontua Péricles Mattar.

Leandro Gadelha reforça que a educação ambiental, quando direcionada para as crianças que vivem em comunidades atingidas, assume um papel ainda mais importante. “É por meio dela que se pode construir um futuro mais justo e sustentável para essas comunidades. Ao aprenderem sobre a história e as características do seu território, as crianças desenvolvem um forte senso de identidade e pertencimento à comunidade. A educação ambiental empodera as crianças, transformando-as em agentes de mudança, desenvolvendo senso de responsabilidade e protagonismo, participando ativamente na busca por soluções para os problemas que afetam suas vidas. A ATI/FIP seguirá trabalhando em parceria com a comunidade, buscando promover a participação social e a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos”, finalizou.

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