A 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, começa nesta quarta-feira 30 de outubro, quarta-feira, e segue até o dia 3 de novembro, domingo, com debates e palestras gratuitas, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no centro do município mineiro, que fica a cerca de 100 KM de Belo Horizonte.
Cerca de 80 autores, incluindo nacionais, internacionais e de Itabira. Cerca de 80 autores, incluindo nacionais, internacionais e de Itabira vão conversar com o público em torno do tema “Amor, Literatura e Ancestralidade” O Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Dentre os autores que participam da programação desta quarta-feira, 30, estão o português Valter Hugo Mãe considerado por José Saramago “um verdadeiro tsunami literário”, pelo seu romance vencedor do Prêmio Literário José Saramago, “O remorso de baltazar serapião”. No Flitabira, em consonância com o tema do Festival, o escritor fala sobre sua carreira e também sobre o seu mais recente livro “Deus na Escuridão”, um romance delicado e profundo sobre o amor fraterno e a necessidade de cuidar de alguém.
A programação da noite começa com a cerimônia de abertura oficial do Flitabira com a presença dos curadores Afonso Borges, Bianca Santana, Leo Cunha, Sérgio Abranches e Tom Farias. Aqui, toda a comunidade e o público em geral são convidados a dar as boas-vindas ao evento que promoverá uma imersão literária, por cinco dias, na Terra de Carlos Drummond de Andrade, patrono do Flitabira. A navegadora Tamara Klink, o autor best seller Itamar Vieira Junior também conversam com o público e depois seguem para autógrafos.
O encerramento acontece com a Orquestra Literária, conduzida pelo escritor Paulo Scott (um dos autores indicados ao prêmio Jabuti de 2024) e os músicos Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier. A orquestra mistura versos de autoras e autores contemporâneos, trechos de prosa e até ensaios, formando uma combinação de linguagens a partir do olhar poético de Paulo Scott – com música ao vivo e bases eletrônicas. A mistura de textos diversos é a orquestra literária. Nela, cada trecho sampleado contribui para que, no conjunto, obtenha-se uma dicção e uma sonoridade inesperadas – alguns versos mudam de humor, de sentido.
A programação do primeiro dia do evento também tem atividades para o público infantojuvenil na parte da manhã e da tarde. Veja abaixo a programação completa do Flitabira de quarta-feira – 30/10:
Programação Nacional/Internacional do 4.º Flitabira – 30/10:
18: Cerimônia de abertura do 4.º Flitabira, com a presença dos curadores do Festival, Afonso Borges, Bianca Santana, Leo Cunha, Sérgio Abranches e Tom Farias.
19h: Tamara Klink, Tom Farias e Sérgio Abranches.
20h: Itamar Vieira Junior, Bianca Santana e Valter Hugo Mãe, com mediação de Tom Farias.
21h: Paulo Scott, Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier apresentam a Orquestra Literária
Programação infantojuvenil do 4.º Flitabira – 30/10:
08:30 – 09:30 – Teatro – Thiago SKP
08:30 – 09:30 – Biblioteca – Contação de histórias: A Mala Mágica – Atividade voltada para crianças até 5 anos
09:30 – 10:30 – Teatro – Thiago SKP
09:30 – 10:30 – Biblioteca – Contação de histórias: A Mala Mágica
14:00 – 15:00 – Biblioteca – Tia Lúcia Pelúcia conta e encanta
15:00 – 16:00 – Biblioteca – Tia Lúcia Pelúcia conta e encanta
Programação musical do 4.º Flitabira 30/10 :
21h: Paulo Scott, Flávio Flu Santos e Marcelo Fornasier apresentam a Orquestra Literária – Teatro
21h: Da Bahia-Minas: Matheus Luna e Nathan Morais – coreto
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Serviço:
4.º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira
De 30 de outubro a 3 de novembro, de quarta-feira a domingo
Local: programação presencial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @flitabira
Entrada gratuita