27.4 C
Itabira
quinta-feira, abril 3, 2025

Lei reforça prevenção ao suicídio em Minas

Norma publicada nesta sexta-feira (1º) trata de atendimento integral e multidisciplinar a pessoas com histórico de depressão.

Já está em vigor a Lei 25.005, sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial Minas Gerais desta sexta-feira (1º/11/24). A norma, fruto do Projeto de Lei (PL) 371/23, do deputado Charles Santos (Republicanos), trata do atendimento a pessoas em sofrimento psíquico para prevenir casos de suicídio.

Conforme o texto aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 10/9, e agora sancionado, fica alterada a Lei 24.134, de 2022, que dispõe sobre as ações do Estado na prevenção do suicídio e de outras formas de violência autoprovocada e na promoção da saúde mental.

Um dos objetivos das ações do Estado é ampliado pela nova lei, de forma que as pessoas em sofrimento psíquico agudo ou crônico, especialmente àquelas com histórico de depressão, ideação suicida, automutilações e tentativa de suicídio, tenham acesso a atendimento integral e multidisciplinar de acordo com os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas dos órgãos públicos de saúde.  Até então a norma resumia esse acesso à atenção psicossocial.

Além dessa ampliação, foi incluído um novo objetivo a ser atendido pelo Estado:  garantir incentivos para fortalecer, nos municípios, a atenção psicossocial destinada ao atendimento das pessoas com depressão ou tendência suicida.

Também passa a ser uma diretriz das ações do Estado a integralidade na atenção à saúde dos indivíduos com depressão ou que tenham praticado tentativa de suicídio.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.