Na esfera ambiental, centenário está sendo celebrado com o desafio das 100 mil mudas.
No próximo dia 25 de novembro, a União dos Escoteiros do Brasil e a Casa da Moeda apresentadam, no Senado Federal, uma medalha comemorativa para homenagear os 100 anos de atuação dos Escoteiros do Brasil. As moedas exclusivas terão versões em prata e bronze. Fundada em 4 de novembro de 1924, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é uma associação nacional, sem fins lucrativos, dedicada à educação não formal, cultura, beneficência e filantropia, reunindo todos os praticantes do Escotismo no Brasil. Reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro desde sua origem, a organização preparou uma série de atividades para celebrar o seu primeiro centenário. “Queremos celebrar nossas conquistas, mas também reafirmar nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e ativos, preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, destaca Ivan Nascimento, presidente da União dos Escoteiros do Brasil
No calendário de ccomemorações, com atividades realizadas desde o início do ano, o meio ambiente e a busca por um Brasil mais sustentável também têm um espaço especial com “Desafio das 100 mil árvores”. Todos os associados foram convocados pela UEB para plantar árvores em suas unidades locais, visando atingir, até o dia 31 de dezembro, a meta de 100 mil novas árvores plantadas. Até o momento, o desafio já registrou mais de 50 mil árvores plantadas nos diversos Biomas do país.
Representatividade
Com um projeto educativo acessível e inclusivo, a UEB atua diretamente com milhares de crianças, jovens e adolescentes em todo o Brasil, contemplando 714 municípios, com 1.421 unidades escoteiras. “Há 100 anos o escotismo proporciona um ambiente único para o desenvolvimento de competências como liderança e trabalho em equipe, preparando os jovens para diversos desafios. No último ano, houve um crescimento de 55 novas unidades e cerca de 10% de aumento no número de escoteiros”, completa Ivan.
Sobre a União dos Escoteiros do Brasil
A UEB é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que se dedica à educação não formal, que visa desenvolver jovens por meio de atividades que estimulam a liderança, a autonomia e o respeito ao próximo. Com mais de 100 anos de história, o Movimento Escoteiro do Brasil continua a inspirar e transformar vidas, contribuindo para um futuro melhor. A União dos Escoteiros do Brasil possui como seus valores básicos a fraternidade, lealdade, solidariedade e respeito, são a base de sua proposta educativa, que visa promover um impacto positivo na vida de cada jovem escoteiro, que por sua vez irá atuar de maneira determinante em sua comunidade.
Escoteiros em Números
90.168 associados, sendo:
51.256 associados e 38.912 associadas
15.755 Lobinhos e 10.176 Lobinhas
14.897 Escoteiros e 10.493 escoteiras
5.455 Seniors e 4177 Guias
2.137 Pioneiros e 1809 Pioneiras
13.012 Voluntários e 12257 Voluntárias
Assessoria de Imprensa Escoteiros do Brasil
Atre Comunicação Personalizada + Tai Rodrigues Comunicação Viva
Carla Lins | carla@atrecomunicacao.com.br
Tai Rodrigues | tai@tairodrigues.com | 47 98864-3373