Obras de arte transformam os muros e a comunidade no entorno; iniciativa promove oficina com jovens nesta sexta-feira (29/11)
A segunda etapa do projeto “Arte nas Águas de Minas” termina nesta segunda-feira (2/12), às 16h, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no bairro Retiro, em Contagem.
O projeto, que é patrocinado pela Copasa, reuniu os artistas contagenses Zi Reis e Rafael La Cruz, selecionados por convocatória pública, e a artista belo-horizontina convidada pela curadoria para a etapa, Juliana Gontijo, para desenvolver um mural de 539 metros quadrados e transformar os muros e a comunidade no entorno da estação de tratamento.
A cerimônia, aberta ao público, vai apresentar as pinturas prontas. Durante o evento, haverá distribuição gratuita de água para os presentes, por meio do carro “pipinha” da Copasa. Os murais, além de trazer a água como elemento principal, também representam e contam as histórias dos artistas. Com diferentes tons de azul e amarelo, os projetos mudam o cenário da comunidade, embelezam a estrutura da estação e são um legado para a população de Contagem.
Oficina com jovens
Além de mudar o visual dos muros da ETE do bairro Retiro, em Contagem, o projeto “Arte nas Águas de Minas” aproxima também os jovens da cultura. Antecedendo a entrega do mural na estação, nesta sexta-feira (29/11), alunos das escolas Ana Guedes Vieira, Walter Fausto do Amaral e Giovanini Chiodi, da rede municipal de ensino de Contagem, vão participar de uma oficina de grafite na Estação da Juventude, no bairro JK.
Os artistas Zi Reis e Rafael La Cruz coordenarão as atividades para alunos do 6º ao 9º ano, como forma de aproximar os jovens da arte urbana, proporcionando a oportunidade de deixar a própria marca com grafites.
Arte nas Águas de Minas
O “Arte nas Águas de Minas” é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa – Cultura & Patrimônio), com o patrocínio da Copasa e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Entre outubro deste ano e março de 2025, o projeto vai produzir 18 obras de arte urbana em reservatórios da Copasa nas cidades de Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano.
Serviço
Entrega das pinturas do projeto “Arte nas Águas de Minas”, em Contagem
Data: 2/12/2024 segunda-feira
Horário: 16h
Local: Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa (Rua Retiro das Esmeraldas, 580 – Retiro, Contagem)
O evento é gratuito e aberto ao público, com intérprete de Libras