Reverendo Sandro Moreira de Matos, da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
Nascimento é o despertar da esperança, o renovar das forças. Não podemos esquecer do agito que causa um nascimento, os preparativos, a espera… E é nessa toada que alguém poderia dizer: O Natal está chegando!!! Todo mundo fica agitado com as famosas comemorações natalinas. É preciso comprar, comprar e comprar… Presentes, comilanças, ornamentações. Mas, afinal de contas, por que tanto agito? Se de fato a maioria soubesse o motivo, não se agitariam, pois Natal é tempo de nascer e tempo de renascer. É tempo de contar boa nova e ouvir boa nova.
Estamos às vésperas do Natal e para muitos, como já exposto, a tônica das conversas e toda agitação girará em torno do que comer, do que beber e do que presentear. Sendo assim, muitas vezes é esquecido de que o maior sentido do Natal é o nascimento do Salvador Jesus Cristo, nascimento este que já estava previsto pelos profetas, principalmente pelo profeta Isaías quando disse: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” (Isaías 9:2-6). A profecia se cumpriu e retrata o estabelecimento do Reino Eterno através de Jesus Cristo, a Verdadeira Luz, o nosso Salvador. Natal é boa-nova anunciada pelo anjo: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10,11).
Natal é celebrar o nascimento de Jesus Cristo e não somente isto, é também proporcionar o seu nascimento na vida de outros que ainda não entenderam o verdadeiro sentido do Natal. Quem entende o nascimento do menino Jesus fica livre da perturbação, das densas trevas, dos dias sombrios e do medo. A visão do nascimento de Jesus mudou o céu, as estrelas brilharam mais fortes, até os três reis magos deixaram seus palácios e se quedaram diante do Menino Rei em um pleno reconhecimento da Verdadeira Vida.
Que neste Natal estejamos dispostos a levar a Luz onde existe escuridão, levar a Alegria onde existe tristeza, levar a Esperança onde existe desesperança, levar a Vida onde existe a morte, levar a Boa Nova da Salvação: JESUS CRISTO o verdadeiro sentido do Natal. Feliz Natal!!
