O corpo do Papa Francisco foi trasladado da sua residência na Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde os restos mortais do Pontífice, falecido na segunda-feira de Páscoa, receberão a homenagem dos fiéis antes da Missa das Exéquias, programada para sábado, 26 de abril.
Vinte mil pessoas, com longos aplausos, saudaram a passagem do corpo do Papa Francisco. A procissão chegou ao interior da Basílica e, em frente ao Altar da Confissão, o caixão com o corpo do Papa foi colocado numa simples base de madeira.
Na próxima sexta-feira, 25 de abril, às 20h locais, na Basílica de São Pedro, haverá cerimônia de fechamento do caixão de Francisco. O rito será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
Segundo informado pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, participarão os cardeais Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, Roger Michael Mahony, cardeal presbítero, Dominique Mamberti, cardeal protodiácono, e Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.
Estarão presentes também os cardeais Pietro Parolin, ex-Secretário de Estado, Baldassare Reina, vigário geral para a Diocese de Roma, Konrad Krajewski, esmoleiro de Sua Santidade; além disso, dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado, dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo da Santa Igreja Romana, dom Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia, os cônegos do Capítulo Vaticano, os penitenciários menores ordinários do Vaticano, os secretários do Santo Padre e outras pessoas autorizadas pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli.
Fonte: @vaticannewspt