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sexta-feira, novembro 15, 2024

Trabalhadores devem solicitar seguro-desemprego pela internet

Com a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira fechada para evitar aglomerações, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) orienta os trabalhadores a solicitarem o seguro-desemprego pela internet.

O benefício, concedido ao trabalhador desempregado sem justa causa, precisa ser pedido de 7 a 120 dias após a data da demissão. Para isso, é necessário acessar o portal www.empregabrasil.mte.gov.br e efetuar o cadastro.

O trabalhador precisará informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento), que serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Em seguida, caso estejam corretos, o trabalhador responderá a um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a carteira de trabalho, já que quatro das cinco questões deverão ser respondidas corretamente. Finalizado tudo, o usuário receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

É importante ressaltar, no entanto, que se o trabalhador não acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Outras informações pelos telefones: 3839-2140 e 2527.

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