29.2 C
Itabira
terça-feira, setembro 24, 2024

Vetão pede respeito do secretariado de Marco Antônio ao poder Legislativo

Presidente da Câmara tem posicionamento ferrenho contra atitude de secretário de Obras.

Nesta terça-feira (25),   a Câmara Municipal de Itabira viveu mais um momento de desabafo do atual presidente, vereador Weverton Leandro Andrade Santos “Vetão” (PSB). Durante a reunião ordinária ele falou do descaso do atual secretário municipal de Obras, o engenheiro José Maciel Duarte de Paiva com uma solicitação feita pelo poder Legislativo para o mesmo comparecer e prestar esclarecimentos sobre assuntos ligados a sua pasta.

Prefeito Marco Antônio e José Maciel Duarte de Paiva

José Maciel Ignorou a solicitação, além de não ter atendido, comunicou sua ausência pelo WhatsApp,  dizendo que se os vereadores desejarem falar com ele, para o procurarem na Prefeitura. Vetão relatou o fato: “Iniciamos um trabalho de investigação aqui nesta Casa, e fizemos uma solicitação para o secretário de Obras para comparecer a Câmara para discutirmos o assunto e o secretário simplesmente não atendeu o convite da Câmara.  E ainda disse através de mensagem que se o vereador quisesse teria que ir até a secretaria.”

O presidente lembrou ao secretário que ele não tem voto: “Desrespeitando o direcionamento desta Casa, desrespeitando os votos que tivemos. Saio em defesa de todos os vereadores, saio em defesa da Câmara Municipal de Itabira. É preciso ter a parte técnica, mas é preciso respeitar a parte política. É preciso respeitar o voto popular, os votos que nos elegeram, quem elegeu o prefeito e elegeu o vice prefeito,” disse Weverton.

Para o detentor da mais importante cadeira do Legislativo, foi um ato desrespeitoso com a Casa: “Então senhor secretário de Obras é preciso que o senhor respeite esta Casa. Que o senhor respeite o trabalho dos vereadores.”

Vetão, que é do mesmo partido do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) foi imparcial de demonstrou liderança: “Fiz o compromisso de que não seria omisso aos erros (do governo), fica aqui o meu questionamento ao atual secretário de Obras ao total desrespeito com esta Casa.”

E mandou o recado: “O mínimo que o secretário pode fazer é participar do encontro. E não mandar recado via WhatsApp, mandando que o vereador estivesse indo até a secretaria. Somos nós vereadores que ficamos lá na ponta recebendo todos os problemas da comunidade. E muitas vezes tem secretário que nem da cadeira sai pra conhecer a realidade da população. ”

Os vereadores podem, segundo estabelecido pela Lei Orgânica Municipal, convidar todos os secretários para prestar contas de suas pastas no Executivo. Porém, caso seja necessário, o plenário pode aprovar uma Convocação, que transforma o simples convite em Intimação. O vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva – Diguere (PTB), sugeriu a Convocação imediata, mas o presidente ponderou em dar mais uma chance ao secretário.

.

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias