Para evitar propagação do coronavírus, a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) suspendeu as atividades de triagem de resíduos por tempo indeterminado. Dessa forma, os materiais recicláveis, resíduos orgânicos e secos seguem em sua totalidade para o aterro municipal. A medida atende à Recomendação Ministerial 06/2020, comunicada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabira, com ações de enfrentamento à Covid-19.
O foco da suspensão das atividades de triagem de lixo é reduzir o risco de contaminação dos coletores, por manusearem diariamente materiais descartados pela população.
A Itaurb por meio da assessoria de Comunicação pede à comunidade que, mais do que nunca, pense na segurança dos coletores, que estão na linha de frente dos serviços essenciais nesse momento delicado: embalar vidros em jornal, caixas ou garrafas PET, por exemplo, para evitar acidentes, além de retirar o excesso de alimentos e líquidos de embalagens.
Segundo a direção da empresa pública, 128 trabalhadores foram afastados durante o período de emergência em saúde, por terem mais de 60 anos ou comorbidades.
O cronograma dos dias de coletas em cada bairro está disponível no site da Itaurb (itaurb.com.br).