18.2 C
Itabira
sábado, novembro 23, 2024

Crasir recebe consultoria para as unidades demonstrativas frutíferas  

Por meio de uma parceria as orientações na condução do pomar vão garantir um melhor desenvolvimento na produção

 O Centro de Referência em Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir) assinou um Termo de Colaboração com o engenheiro agrônomo Juscelino Eugênio de Siqueira Rabelo, ex-coordenador estadual de Fruticultura da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater – MG).

Por meio desta parceria, o profissional orientará na condução do pomar, instalado na fazenda São Lourenço, onde funciona o centro de referência. A consultoria foi realizada no mês de junho e vai se estender ao longo de 2021 para proporcionar aos produtores rurais de Itabira um acesso às técnicas de cultivo, podendo verificar in loco o desenvolvimento das frutíferas.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, essa iniciativa será muito importante para o acompanhamento da produção. “A consultoria é para acompanhar o desenvolvimento das mudas e das lavouras, que neste momento serão irrigadas, depois serão podadas e conduzidas. Em um determinado momento, vamos chamar os produtores para que eles conheçam o sistema de condução de plantas frutíferas e possam aplicar em suas propriedades”, afirma Mauro Ferreira.

Como funciona o Crasir

O Crasir é um projeto apoiado pela Prefeitura de Itabira, com participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Itabira, da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi) e da Emater MG. O órgão foi criado para atuar no desenvolvimento de atividades de suporte aos produtores rurais, instalado na Fazenda São Lourenço, antiga Epamig.

O cultivo de mudas frutíferas como bananeira, goiabeira e videira é um dos trabalhos conduzidos pelo Crasir na fazenda São Lourenço. A implantação dessas unidades demonstrativas de frutíferas tem o objetivo de oferecer opções aos produtores rurais de Itabira e região, para incentivar a diversificação de produtos cultivados, com a utilização de técnicas adequadas para o cultivo.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias