A secretaria de Saúde justificou: “É mais amplo e mais arejado” e reformas vão “proporcionar mais acessibilidade e conforto aos usuários” – Mas população não vê da mesma forma.
A comunidade do bairro Jardim das Oliveira está vendo uma mudança do endereço do PSF como afronta aos moradores. O atendimento de saúde está em novo endereço a partir de hoje. O posto que atende a região foi transferido para a rua Ouro Preto, nº 973, e já está em funcionamento. Segundo divulgado pela equipe do prefeito Marco Antônio Lage(PSB), o novo imóvel é mais amplo e arejado e permite a estrutura de duplo fluxo, com atendimento para sintomas gripais em ambiente isolado dos demais usuários. Além disso, terá uma entrada exclusiva para a sala de vacinação, localizada em uma área externa.
Para os moradores, o local é visto de forma diferente, numa “curva perigosa” e que a acessibilidade ficou pior, uma vez que há transito intenso no local. Não tem estacionamento e nem é possível parada rápida no local. Outro fator é que dentro do lote, até chegar à casa, “existe um terreno irregular e uma rampa fora dos padrões de acessibilidade.” Vários vídeos estão circulando nas redes sociais sobre o caso.
Os vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo, popularmente conhecido como “Robertinho da Auto-Escola” (MDB), foi chamado pela comunidade e fez LIVE onde e também circulou um vídeo, onde ele denuncia que estão mudando o PSF do bairro passando de um “lugar que não é bom” para um lugar “péssimo”.
O vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães, “Sidney do Salão” (PTB), fez uma postagem em seu perfil do facebook onde divulgou o vídeo do vereador “Robertinho da Auto-Escola” sobre a mudança de sede do PSF, dizendo que apoia o colega e que não concorda com a mudança.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mudança beneficia a comunidade, já que o antigo PSF era acanhado e com ventilação inadequada. A nova casa permitirá espaços exclusivos para triagem dos usuários e outro para observação daqueles já atendidos. Também haverá sala para enfermeiros, uma para os médicos, outra para os agentes de saúde, uma para reuniões e uma última para curativos.
A secretária ainda pontua que o novo imóvel foi avaliado pela equipe de consultores do Hospital Albert Einstein, que ajudou a desenhar o sistema de duplo fluxo. “Sem dúvidas é uma mudança importante para a comunidade. Teremos condições de proporcionar um atendimento muito melhor do que prestamos hoje”, completa Luciana.
Ainda de acordo com a secretária de Saúde, a nova sede do PSF também será provisória. Isso porque está no plano de metas da pasta a construção de um prédio próprio para abrigar o posto de saúde do Jardim das Oliveiras. “Pretendemos anunciar no mais curto tempo de prazo possível à população essa obra”, finaliza.
Leia Também!
Vereador Robertinho faz live e divulga vídeo denunciando falhas em mudança de PSF