O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, em maio, criou uma Comissão de Combate à Estiagem e, desde então, vem realizando ações para manter o fornecimento de água no município.
Uma das atividades é a campanha “Fiscal da Água”, aprovada pela diretoria em julho e apresentada a todos os colaboradores por meio da comunicação interna. A próxima etapa é o lançamento da campanha para a comunidade itabirana em setembro. “Lançamos primeiro a campanha de uso consciente da água para nossos colaboradores, porque acreditamos que todos da autarquia podem contribuir com ações efetivas e imediatas para economizá-la”, afirma a diretora-presidente, Karina Rocha Lobo.
O projeto de comunicação tem como objetivo destacar que a cooperação de toda a comunidade é imprescindível nesse momento crítico de seca e que pequenas atitudes diárias fazem a diferença. A campanha consiste em um trabalho específico com estudantes de oito e nove anos das redes municipal e particular do município que têm em sua grade curricular a matéria sobre a água e os resíduos.
“Acreditamos que essas crianças serão porta-vozes do consumo consciente da água em suas residências e, por isso, criamos o mascote ‘Fiscal da Água’. Pretendemos que uma criança diga aos pais para trocarem a mangueira por vassoura ao lavarem uma calçada ou rua. Pequenas ações como essa fazem grande diferença em um momento de estiagem, porque cada gota importa”, explica Karina Lobo.
Ações simples para economia de água
– Uma ducha aberta por 15 minutos consome 135 litros. Reduza o tempo para cinco minutos e o consumo cairá para 45 litros.
– Quando se escova os dentes com a torneira aberta por cinco minutos, consome-se 12 litros. Por isso, molhe a escova, coloque água em um copo para fazer o bochecho e feche a torneira: o consumo cairá para menos de um litro.
– Ao usar o vaso sanitário, não aperte a descarga mais tempo do que o necessário. Cada acionamento de seis segundos gasta de 10 litros a 14 litros. Ao construir ou reformar o banheiro, instale vaso sanitário com caixa acoplada e duplo acionamento.
– Quando a torneira fica aberta por 15 minutos na lavagem das louças, o consumo é de 117 litros. Passe o detergente em todas as peças, com a torneira fechada, e enxágue tudo depois. O consumo cairá para 20 litros.
– Use bacia e uma escova para lavar frutas e vegetais e remover a sujeira dos alimentos. Não lave embaixo da torneira.
– Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, esse pinga-pinga de “apenas umas gotinhas” desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água.
– Outra opção para as torneiras é a “peneirinha”. O nome técnico é aerador, uma válvula que pode ser colocada no bico da torneira e ajuda a economizar água, proporcionando a sensação de fluxo mais intenso.
– Substitua a mangueira pelo regador ao molhar as plantas. Regue-as das 6h às 8h ou após as 17h para reduzir a evaporação.
– Ao lavar o carro com a mangueira aberta durante 30 minutos, o consumo é de 560 litros. Só lave quando extremamente necessário. Use um balde e passe um pano: o consumo cairá para 40 litros.
– Mantenha a piscina coberta: você economiza até 90%, evitando a perda de água por evaporação e pela ação do vento. Evite drenar a água da piscina, o que exigirá consumo de água, e priorize a filtragem.
– As águas do último enxágue da máquina de lavar e da chuva podem ser usadas para lavar o quintal e até para dar a descarga nos banheiros. Use a máquina de lavar sempre com a capacidade total.