17.8 C
Itabira
sábado, novembro 23, 2024

Cemig apresenta atrações diversas que inspiram e auxiliam o desenvolvimento das artes no Estado  

Exemplar de livro do escritor Mauro Werkema, sobre a história e formação de Minas Gerais, poderá ser baixado gratuitamente nesse fim de semana 

 

Como maior incentivadora das artes em Minas Gerais, a Cemig orgulha-se de apresentar um fim de semana com atrações diversas que inspiram e auxiliam o desenvolvimento das artes. Tem livro sobre a criação e o desenvolvimento do nosso estado, palestra sobre a literatura árabe e depoimentos de pessoas que passaram por projetos sociais e hoje ajudam a formar mais artistas.  Por fim, em Ouro Preto, será aberta exposição de um dos artistas que mais exploraram os encantos de Minas Gerais.

   

Corpo Cidadão 

O Grupo Experimental de Dança (GED) do Corpo Cidadão dá continuidade a seu projeto de entrevistas focando nos profissionais que abrilhantaram a companhia durante a sua existência. Dessa vez, o projeto terá a presença de Débora Gonçalves e Patrícia Nara, duas ex-participantes do Corpo Cidadão que estão atuando como educadoras. É oportunidade de conhecer o trabalho de artistas, que mesmo diante de adversidades da vida, conseguem se estabelecer no mercado artístico. 

Lançamento do livro História e Formação de Minas Gerais em 300 anos da Capitania 

Como parte das comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais, a Cemig celebra o lançamento do livro História e Formação de Minas Gerais em 300 anos da Capitania – origens e trajetórias, do escritor Mauro Werkema. Nele, o autor desvenda a evolução do nosso estado, tanto do ponto de vista econômico e político, como também em relação à sociedade e à cultura, lançando luzes sobre a formação da nossa “mineiridade”.  

Nesse fim de semana, o exemplar do livro poderá ser baixado gratuitamente. 

 Academia Mineira de Letras 

Um dos grandes pesquisadores da literatura árabe no Brasil e referência no assunto, Mamede Mustafa Jarouche, traz para a palestra na Academia Mineira de Letras uma discussão sobre as narrativas árabes antigas sob o ponto de vista temático e formal. Em sua explicação, ele mostra como a técnica de narração árabe e oriental foi muito importante para a literatura ocidental. Jarouche explica que “a ideia é falar sobre as fontes antigas do livro As Mil e Uma Noites e seu posterior desenvolvimento até chegar à vulgata impressa do século XIX”. 

  

Museu Casa Guignard – Ouro Preto 

O Museu Casa Guignard abre a exposição “A Negritude na Poética Modernista de Guignard”. Nela, o conceito de negritude – condição simbólica da consciência, orgulho e identidade negra – evidencia o espaço do museu como um local de representação e representatividade. A exposição tem como enfoque os retratos individuais e coletivos de pessoas afrodescendentes pintados por Alberto da Veiga Guignard ao longo de sua trajetória artística. A ideia principal da mostra é despertar a percepção dos objetos artísticos como elementos de mediação das relações étnico-raciais, ou seja, a arte como componente de valoração de representatividade de grupos identitários. 

Confira as atrações, gratuitas, na página da Cemig:  https://www.facebook.com/events/646309959671420

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias