Prefeitura vai editar decreto específico na sexta-feira e apresentar para líderes religiosos.
No início da semana, o secretário municipal de Governo, Ilton de Araújo Magalhães, e o diretor de Fiscalização em Posturas da Prefeitura, Ualisson Conceição, participaram de uma reunião com pastores de dezenas de igrejas em Itabira para apresentar a proposta de reabertura dos templos. Ilton Magalhães adiantou que existe a possibilidade de que as igrejas tenham autorização para reabrir já na segunda-feira (13).
O secretário falou a nossa equipe hoje pela manhã e contou detalhes da reunião, bem como explicou como vão ser as normas: “As normas a serem seguidas pelas igrejas foram definidas através de determinações do Governo de Minas Gerais e baseadas em sugestões apresentadas pelas diversas denominações evangélicas e também pela Igreja Católica. Trabalhamos com um compilado de tudo o que foi sugerido, mas só acatamos o que era possível pelas determinações da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Governo, Ilton Magalhães.
A lotação das igrejas será definida pelo tamanho delas. Será permitida a presença de um fiel para cada 2m² de área interna. Poderá ser feita ainda a exigência da instalação de pias para higienização, mas a disponibilização de álcool em gel para todos os participantes dos cultos será obrigatória. Continua proibida a participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco para covid-19 nos cultos – sobretudo de idosos. Crianças também estarão proibidas.
As igrejas precisarão instalar tapetes sanitizantes nas entradas e impedir a utilização dos banheiros e bebedouros. “A orientação é que as igrejas orientem os fiéis a trazer suas garrafas de água de casa. Existe um risco muito grande no uso dos bebedouros e, por isso, é mais uma medida importante na prevenção”, destacou Ilton Magalhães. Cada culto só poderá durar no máximo 1 hora.
Ilton Magalhães explicou aos pastores as regras que devem ser seguidas pelas igrejas na reabertura. “O ponto principal que precisamos observar é o distanciamento social e eu pude enxergar na igreja onde estivemos em reunião (A reunião ocorreu na Igreja Internacional da Graça de Deus, na rua Juca Machado, no Centro) um exemplo do que precisa ser feito. As cadeiras estão com o distanciamento adequado e eu só recomendaria que fosse feita uma marca no chão com fita para que as cadeiras não fossem movidas do lugar”, elogiou o secretário.
O distanciamento adequado é de 2m entre as cadeiras. “Ainda são importantes aquelas recomendações de utilizar tapetes sanitizantes na entrada, disponibilizar álcool em gel para todos e, quando possível, a instalação de uma pia para lavar as mãos. Ainda existe a necessidade de lacrar ou retirar bebedouros e manter os banheiros trancados, eles não podem ser usados”, destacou Ilton Magalhães.
Ele sugeriu que os pastores realizem mais celebrações ao longo do dia para atender a um número maior de fiéis e que essa participação poderia ser agendada, para garantir que a lotação seja respeitada. Também falou que na sexta-feira haverá novo encontro com os líderes religiosos para mais informações e divulgar o decreto.