17.5 C
Itabira
segunda-feira, setembro 23, 2024

Igreja de 200 anos fecha as portas por falta de membros, nos EUA

A Primeira Igreja Presbiteriana de Bellefonte foi inaugurada em 1800 e seu último culto aconteceu na véspera de Natal.

Depois de hospedar gerações desde 1800, uma igreja de 221 anos em Bellefonte, Pensilvânia, nos Estados Unidos, acabou de fechar as portas devido à falta de membros.

A Primeira Igreja Presbiteriana de Bellefonte teve um declínio de fiéis nos últimos dois anos. Já no início da pandemia do Covid-19, a igreja possuía 40 membros. Atualmente, havia cerca de 25 fiéis, com apenas 12 participando dos cultos presencialmente.

Candace Dannaker, um ancião filiado a igreja há 34 anos, lamentou seu fechamento. “Vou sentir falta da nossa personalidade, do nosso riso e da nossa alegria apenas por estarmos juntos. E, é claro, o aspecto da fé em compartilhar isso com outras pessoas que pensam da mesma forma”, afirmou o cristão ao The Christian Post.

“Existe esse tipo de amor entre esta congregação. Todos nós nos conhecemos há muito tempo e conhecemos os pontos fracos uns dos outros”, declarou Candace.

Pam Benson, de 77 anos de idade e membro da igreja há 73 anos, culpa a mudança cultural pelo declínio da membresia. Ele explicou que em sua infância, os negócios fechavam aos domingos e os pais insistiam que os filhos fossem ao culto. Pam também lembrou que a competição por fiéis entre as igrejas não era tão feroz.

“Era tão diferente. É uma mudança, é uma progressão, é o que acontece. Não que eu goste, mas é o que é”, declarou o ancião.

O último culto da Primeira Igreja Presbiteriana de Bellefonte aconteceu na véspera de Natal (24), onde os bancos estavam vazios com a presença apenas dos membros mais antigos.

Eles celebraram o nascimento de Jesus e antes de cantarem o hino final para se despedirem, recitaram juntos: “E a luz estilhaçou a escuridão. E a esperança é nossa mais uma vez. E essa luz nos chama para frente, lembrando o passado e caminhando com confiança para o futuro. E agora vão na paz de Cristo”.

Declínio do cristianismo nos EUA

De acordo com estimativas apresentadas pela LifeWay Christian Resources em 2018, cerca de 6 mil a 10 mil igrejas são fechadas a cada ano nos EUA. A pesquisa identificou que as principais causas para o encerramento das atividades ministeriais são o declínio de membros e alto custo de manutenção.

A Pesquisa Nacional de Referência de Opinião Pública conduzida pelo Pew Research Center em 2021, nos EUA, registrou uma queda no número de cristãos no país. Apesar dos evangélicos ainda serem o maior grupo religioso, hoje representam apenas 63% da população adulta.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias