15.3 C
Itabira
domingo, novembro 24, 2024

Israel está pronto para enviar ajuda humanitária ao Líbano

Israel está em estágio avançado de negociações, através de representante da ONU e de canais diplomáticos, para enviar ajuda humanitária ao Líbano, mas até o momento o governo libanês não respondeu à oferta, segundo informou a emissora Kan.

“O ministro da Saúde do Líbano, Hemed Hassan, disse que quatro hospitais na cidade foram danificados pela explosão, dificultando o tratamento de todos os feridos, alguns dos quais ainda precisam receber assistência médica”, segundo a Kan.

Pelo menos 4.000 pessoas foram feridas na explosão. Algumas estimativas sugerem que até 300.000 pessoas ficaram desabrigadas em um estado que já está lutando com inúmeros problemas, incluindo uma economia em colapso rápido e a pandemia de Covid-19.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que instruiu seu conselheiro de segurança nacional, Meir Ben Shabbat, para conversar com o enviado da ONU Nickolay Mladenov sobre como Israel pode ajudar o Líbano.

“Primeiro, em nome do governo de Israel, estou transmitindo nossas condolências ao povo libanês”, disse ele em declarações no Knesset. “Ontem houve uma grande catástrofe no Líbano. Estamos prontos para enviar assistência humanitária ao Líbano,de seres humanos para seres humanos”, acrescentou o premiê. “Fizemos isso no passado. Durante a crise humanitária na Síria, ordenei a construção de um hospital de campanha em nossa fronteira nas Colinas de Golã. E oferecemos (ajuda) em várias ocasiões, após terremotos e desastres naturais no Irã, assistência humanitária ao povo iraniano” “Esse é o nosso caminho. Nós fazemos distinção entre os regimes e as pessoas”, acrescentou. O premiê também tuitou sua oferta de ajuda em árabe:

Em tuíte, Mladenov confirmou a oferta de Israel de trabalhar através da ONU, dizendo que “a região e o mundo devem se unir para ajudar o povo do Líbano neste momento de angústia”.

Em tuítes em inglês, árabe e hebraico, o presidente Reuven Rivlin acrescentou: “Compartilhamos a dor do povo libanês e procuramos oferecer ajuda sincera neste momento difícil”.

O líder da oposição do Knesset, Yair Lapid, também enviou suas condolências às famílias das vítimas. “Envio minhas mais profundas condolências aos moradores de Beirute durante esse período difícil e desejo uma rápida recuperação a todos os feridos”.

“Este é o momento de transcender o conflito”, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDFs) em um tuíte sobre a oferta de ajuda de Israel.

Israel travou várias guerras com o Líbano, sede do grupo terrorista do Hezbollah, apoiado pelo Irã, que jurou a destruição do Estado judeu e faz parte do governo libanês.

 

FONTE CONIB

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias