A decisão de prorrogação das atividades minerarias da empresa Vale nas minas de Itabira é uma vitória e um importante passo para a cidade ter mais tempo para trabalhar a sua diversificação econômica e garantir empregos e renda para os trabalhadores.
Segundo a sua direção, o sindicato METABASE participou ativamente dessa conquista junto ao Conselho de Administração da Vale do qual o presidente André Viana Madeira é membro. Viana também participa do comitê de Excelência Operacional em Risco.
“É a voz do trabalhador ecoando forte nas reuniões de negócios da empresa que não pode jamais esquecer que nasceu nessa cidade. Sim, a Vale nasceu aqui em 1942 e ficará no mínimo até 2041, quando completará 100 anos de atividade no Brasil.”
Bastante entusiasmado André Viana disse: “A ampliação da vida útil é possível devido aos planos de investimentos da empresa, por exemplo em tecnologias de beneficiamento e concentração dos minérios. Essa é a política de investimentos que defendemos no Conselho de Administração e comitê operacional e que foram a minha principal bandeira de trabalho. A capacidade de dialogar é fundamental para que essa política de investimentos seja colocada em prática, pois investimentos dependem de confiança e previsibilidade. Ninguém investe sem confiança, e confiança se constrói com diálogo,”
Reiterou ainda Viana:
“Estamos na luta por investimentos para que outras minas sigam com boas perspectivas como por exemplo: Minas de Brucutu, Pico, Vargem Grande e Timbopeba. Isso sem falar em todo o sistema Norte que possui projetos de expansão importantíssimos.”
Ainda Segundo André Viana, a Vale divulgou hoje essa decisão à CVM aqui no Brasil e nos EUA para a CVM de lá: SEC , Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos: Vale fica em Itabira pelo menos até 2041!”