Evento on-line é parte da programação do Governo de Minas na Semana Internacional do Café (SIC) de 2022
O Hub Conecta Café, evento virtual que é parte da programação do Governo de Minas na Semana Internacional do Café (SIC) de 2022, reuniu cinco grandes empresas do setor cafeeiro e 12 startups em rodadas de negócios na manhã desta quinta-feira (17/11). O encontro buscou soluções inovadoras para 20 desafios do segmento. Foram nove horas de conexões via Zoom.
Durante a abertura do encontro, o Superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Pedro Emboava Vaz, celebrou o fato de esta ser a quarta edição da SIC na qual a pasta realiza atividades em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“O agro, em especial a cafeicultura, é um dos setores mais relevantes em Minas. Estar aqui com empresários e representantes de cooperativas tão importantes é uma alegria muito grande. Estamos absolutamente certos de que o desenvolvimento econômico, a geração de emprego, de renda e a qualificação da renda só acontecerão por meio de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Vaz.
Para o subsecretário de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, trata-se de uma oportunidade ímpar. “Não há nada melhor do que discutir os desafios e, acima de tudo, buscar as soluções que – tenho certeza – os participantes irão trazer para os inúmeros pontos abordados aqui”, explicou durante a abertura.
A iniciativa contou ainda com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), do Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ – UFV) e da NovoAgro Ventures.
Diálogo
Os desafios levantados no Hub Conecta desta quinta-feira giraram em torno de temas como atendimento ao cliente, agricultura de precisão, usinas fotovoltaicas, telemetria, plataformas e aplicativos de gerenciamento e outros.
Participaram a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), a Cooperativa Agropecuária de Unaí (Capul) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel).
Na avaliação do diretor de Novos Negócios da Minasul, Luís Henrique Albinati, o maior ganho da ação está no networking entre empresários e empreendedores. “Trata-se de uma visão estratégica e eficaz na promoção e divulgação de novas empresas, que portam soluções inovadoras e desruptivas”, afirmou.
O gerente de Novos Negócios da Cocatrel, Breno Viana Nascimento Silva, comemorou os resultados da reunião. “O evento foi ótimo, todos os pontos discutidos foram aproveitados”, relatou.
SIC
A Semana Internacional do Café é o principal evento da cadeia produtiva no país. A mostra chega à 10ª edição em 2022 e, desde o início, em 2013, conta com o apoio do Governo de Minas. Neste ano, acontece entre 16 e 18/11, no Expominas, em Belo Horizonte, onde reúne produtores rurais, especialistas e mais de 160 expositores nacionais e estrangeiros em palestras, workshops, concursos e outras atividades. A estimativa da organização é de que 20 mil pessoas visitem a feira durante os três dias. Cerca de R$ 55 milhões devem ser movimentados.
Além da realização do Hub Conecta Café, o Sistema Estadual de Agricultura está presencialmente na exposição com um estande. No local, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) oferecem plantão a agricultores, para solucionar dúvidas sobre os processos produtivos e fornecer informações sobre políticas públicas para o segmento.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) também se faz presente, com uma vitrine de tecnologias. Os pesquisadores demonstram ao público, em degustações, as características das variedades de cafés registradas pela empresa, especialmente os categorizados como Ouro e Bronze. No empório, são comercializados ainda vinhos Syrah e Bordô.
Exportações de café
Entre janeiro e outubro de 2022, as exportações do café mineiro faturaram US$ 5,6 bilhões, com 23,2 milhões de sacas embarcadas, conforme dados do Ministério da Economia. O valor representa 43,5% do total exportado pelo agro mineiro. A boa performance se deve principalmente à valorização do produto nos mercados externo e interno, o que estimula o aquecimento da produção.