Uma igreja da cidade de Nova York que foi destruída durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 foi reaberta para o culto 21 anos depois.
Foi noticiado pelo Christian Post, a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e o Santuário Nacional, que foi destruído quando uma das torres do World Trade Center desabou, realizou seu primeiro culto na última terça-feira, apropriadamente na Festa de São Nicolau. A cerimônia marca o retorno da “vida litúrgica e paroquial plena” da igreja.
“Este é um dia muito emocionante para todos nós e um dia extraordinário e significativo para Nova York e a América”, disse Michael Psaros, presidente do The Friends of St. Nicholas, em um comunicado.
“Reacendemos a chama sagrada da fé e do espírito neste lugar de lembrança e resiliência. Como instituição nacional, esperamos receber milhões de pessoas de todas as fés e nacionalidades de todo o mundo que procurarão encontrar consolo e conforto em São Nicolau, pois ele é verdadeiramente o protetor de todos aqueles que caminham pela vida.”
O financiamento para o projeto veio de esforços liderados pelos Amigos de São Nicolau.
Todos são bem-vindos a visitar o santuário construído em memória das 3.000 pessoas mortas nos ataques de 11 de setembro, disse Psaros, de acordo com a Associated Press .
“Vê-lo de volta assim, tão perto da Estátua da Liberdade, que representa todos os imigrantes que ajudaram a fazer esta igreja, é muito comovente para todos nós”, disse Maria Yatrakis, cuja família frequentava a antiga Igreja de St. Nicholas, disse à AP.
Após sua destruição, o arquiteto espanhol Santiago Calatrava foi selecionado para redesenhar uma nova igreja para a congregação, informa a Architectural Digest , acrescentando que ela é fortemente influenciada pela arquitetura bizantina.
“Ver a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e o Santuário Nacional finalmente abertos é emblemático do futuro histórico de Lower Manhattan e do passado definidor”, disse Calatrava. “Espero ver esta estrutura servir ao seu propósito como um santuário de adoração, mas também como um lugar de reflexão sobre o que a cidade suportou e como está avançando.”
A estrutura da igreja – quatro torres revestidas de pedra que sustentam uma grande cúpula – é feita de mármore pentélico, o mesmo tipo de pedra que compõe o Partenon em Atenas, na Grécia, disse a revista.
O longo esforço para reconstruir a igreja enfrentou muitas complicações nos últimos anos, incluindo uma disputa legal sobre onde o novo prédio seria localizado.
A Arquidiocese Ortodoxa Grega da América e a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, proprietária do World Trade Center, concordaram em construir a nova igreja em Liberty Park, ao sul do principal local do centro comercial após o processo.
A construção começou com uma inauguração cerimonial em 2014, mas foi paralisada em 2017 devido à incapacidade da arquidiocese de fazer os pagamentos.
O trabalho foi retomado em agosto de 2020 , depois que os Amigos de São Nicolau levantaram os $ 45 milhões necessários para terminar a construção.
Embora o objetivo fosse reabrir no 20º aniversário do 11 de setembro do ano passado, a fase final da construção demorou mais do que o esperado, embora o prédio da igreja tenha sido iluminado cerimonialmente para a data.
Matéria e foto republicada do Christian Post.