Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Neste sábado (31/12), o Vaticano anunciou a morte do Papa Emérito Bento XVI. Ele tinha 95 anos e faleceu após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter.
Nos últimos anos, a saúde do sacerdote católico vinha se debilitando. Na última sexta-feira (30/12), o Vaticano havia dito, em um comunicado, que sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante.
Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927, na cidade de Marktl, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria.
De família humilde e o mais novo de três irmãos, entrou para o seminário aos 12 anos e era fluente em diversas línguas, entre elas grego e latim. Mais tarde, fez doutorado em teologia na Universidade de Munique.
Ele foi escolhido como papa no dia 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo 2°, no mesmo ano. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.