A posse aconteceu ontem (1º) no plenário da Cassa Legislativa
O presidente para o biênio 2023/2024 é Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), ele está em seu segundo mandato. Por muitos anos trabalhou com ferro velho na região do bairro Praia, (onde é muito popular) e na mineradora Vale. Foi eleito pela primeira vez em 2016. Como vereador, conseguiu verbas parlamentares que viabilizaram a melhoria do serviço de saúde no município. Buscou recursos e investimentos para o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabira (Fundesi). Articulou ainda asfaltamento para o bairro Colina da Praia. Viabilizou a implantação do Posto de Emissão de Carteira de Identidade, instalado na Câmara Municipal, dentre diversas ações. Em 2020 foi eleito com 1.391.
No ano de 2019 assumiu a Presidência da Câmara de Itabira, enfrentando uma das moires crises financeiras da instituição. Naquele ano, o Legislativo foi alvo de várias ações do Ministério Público (MP), além de ser palco de protestos de funcionários de servidores públicos municipais revoltados com o Executivo. Sagou-se como um grande líder e articulador, ao romper seu mandato fazendo cortes financeiros drásticos e assinando Termos de Ajustamento de Condutas com o MP, restaurando o equilíbrio da Casa.
Heraldo volta à presidência em um cenário totalmente diferente, onde o orçamento da Câmara previsto para 2023 é o dobro de 2019. Só em 2022 sobrou mais de R$ 5 milhões para ser devolvido aos cofres da Prefeitura. Ele terá o maior orçamento da história do Legislativo para administrar.
]Com Heraldo foram empossados o vice-presidente, Luciano Gonçalves dos Reis “Luciano Sobrinho” (MDB), o primeiro-secretário, Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), e o segundo-secretário, Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho Leite”.
Veja os vídeos do Parceiro Atila Lemos: