Assembleia realiza hoje maior concurso de sua história, com quase cem mil candidatos para todos os cargos.
Neste domingo (29), serão realizadas as provas do concurso público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para cargos de nível médio, com jornada semanal de 30 horas de trabalho. Os 64.017 inscritos concorrem a 111 vagas de Técnico de Apoio Legislativo, em oito especialidades.
Para todas as áreas de seleção, exceto para Policial Legislativo, haverá duas etapas de prova realizadas neste domingo, com duração total de 5 horas. Os candidatos farão uma avaliação objetiva de 50 questões valendo 50 pontos; e uma prova discursiva, com duas questões que totalizam 20 pontos.
Já os candidatos a policiais legislativos farão apenas a prova objetiva neste domingo, no valor de 60 pontos, e as três etapas restantes serão marcadas posteriormente.
- Técnico de apoio legislativo – 80 vagas
- Técnico em edificações – 2 vagas
- Técnico em eletrônica – 5 vagas
- Técnico em enfermagem – 1 vaga
- Técnico em mecânica – 1 vaga
- Técnico em telecomunicações – 2 vagas
- Policial Legislativo Masculino – 16 vagas
- Policial Legislativo Feminino – 4 vagas
Abertura dos portões
Os portões dos locais de prova serão abertos às 8 horas. O fechamento ocorre às 9 horas, horário a partir do qual não será mais possível a entrada de candidatos. Os inscritos devem portar o documento de identificação utilizado na inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.
No site da Fumarc, o candidato pode imprimir o seu cartão de informação, no qual encontra seus dados pessoais, o cargo/especialidade ao qual vai concorrer, a data, o horário, o local de realização da primeira prova, além de outras informações úteis.
O candidato também pode levar: lápis e borracha; água, suco ou isotônico em garrafa transparente e sem rótulo; lanche de consumo rápido no local da prova, como barra de cereais ou chocolate, em embalagem lacrada ou transparente.
Conforme o edital, qualquer objeto além desses terá que ser deixado em local indicado pela Fumarc, organizadora do concurso, durante a permanência na sala de prova. Nesse mesmo período, celulares e outros equipamentos eletrônicos dos candidatos deverão permanecer desligados. Se esses aparelhos emitirem qualquer som ou vibração, o candidato poderá ser eliminado.
Por motivo de segurança, os candidatos somente poderão se retirar do local de provas depois de três horas de seu início.
O gabarito das questões objetivas será divulgado em, no máximo, dois dias após a prova, ou seja, até a terça-feira (31). No dia 5 de fevereiro, acontecem as provas para os cargos de nível superior.
Certame tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois
Para acomodar os mais de 60 mil candidatos que farão prova neste domingo (29), os exames serão realizados em estabelecimentos situados em todas as regionais da Capital. Haverá provas em todas as unidades da PUC Minas, na UFMG, em faculdades particulares, escolas, entre outros locais.
De acordo com o diretor-geral adjunto da ALMG, e coordenador da Comissão de Coordenação e Supervisão do Concurso, Wamberto Dias da Silva, o último grande concurso da ALMG foi em 2007, portanto há 15 anos. “A reposição das vagas abertas por aposentadorias é fundamental para que a Assembleia continue prestando um serviço de qualidade para o cidadão mineiro”.
O certame tem validade de dois anos, contados da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por mais dois anos, a critério da Assembleia Legislativa. O edital esclarece que a aprovação no concurso somente gera direito à nomeação no limite do número de vagas previstas para cada cargo/especialidade/área de seleção.
Pessoas com necessidades especiais
Ao todo, mais de 300 candidatos com necessidades especiais farão as provas do concurso na PUC Coração Eucarístico, na Capital. Para atender a esse público, foi preparada uma estrutura especial que garantirá acessibilidade a todos, inclusive lactantes, que contarão com espaço para amamentarem seus bebês.
Outras facilidades para os inscritos foram permitidas por meio do uso ampliado de recursos tecnológicos. Nesse sentido, o edital do certame previu que toda a apresentação de documentos, incluindo aqueles voltados para recursos, fosse realizada de forma on-line. Além disso, o candidato pode acompanhar todo esse trâmite pela internet, no site da Fumarc.