Após a fala do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) de que não irá construir o presídio em Itabira, o caso ganhou uma repercussão negativa e as autoridades se manifestaram.
O delegado regional Helton Cota Lopes fez um comunicado à população mostrando a falta que a unidade prisional faz na manutenção da segurança pública.
Leia na íntegra:
“A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, é uma das instituições que defende a construção do presídio.
Reiteramos que é essencial para a segurança pública de Itabira e região a existência de um estabelecimento prisional, destino adequado para indivíduos infratores da lei, sejam eles jovens (acima de 18 anos), adultos ou idosos.
A ausência de um estabelecimento prisional aumenta a sensação de impunidade em determinada localidade, incentivando a reiteração e novas práticas delituosas.
Especificamente em Itabira, pelo fato de não haver um presídio, a capacidade de investigação da Polícia Civil se reduz à metade, uma vez que os policiais civis aqui lotados, durante todas as manhãs, desenvolvem atividades atinentes ao Departamento Penitenciário de Minas Gerais, quais sejam, guarda e escolta de presos para outras cidades.
Portanto, são mais lentas as apurações e conclusões de Inquéritos Policiais, impactando diretamente nos índices de criminalidade na região.
A segurança pública é um dever do Estado e responsabilidade de todos.”
Com informações do site Notícias Uai