Governador Romeu Zema ressaltou importância de manter o distanciamento social e medidas de higienização no final de ano
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, após avaliação do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, o município de Itabira retornará para a onda vermelha do plano Minas Consciente a partir deste sábado (12).
O grau de risco do município subiu no último monitoramento e atingiu 20 pontos (vai de 0 a 32), sendo enquadrado na onda vermelha. O aumento dos índices epidemiológicos também é observado em cidades e regiões próximas.
A SMS alerta a população para que reforce as normas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante.
A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para o retrocesso. O grupo técnico também optou pela regressão da macrorregião Noroeste para a onda amarela, totalizando cinco regiões na fase que permite serviços como academias, salões de beleza e clubes, além do consumo em bares e restaurantes.
Apenas a região Norte avançou, juntando-se ao Triângulo do Norte e ao Triângulo do Sul na onda verde, a mais flexível do plano. As mudanças passam a valer no próximo sábado (12/12).
Cautela
O governador Romeu Zema fez um alerta e pediu para que a população mantenha os cuidados de distanciamento e higienização.
“Infelizmente, várias regiões tiveram uma regressão nesta última semana. Isso demonstra claramente, como já vem ocorrendo há cerca de três semanas, que a pandemia no estado está piorando. Quero lembrar que a situação continua merecedora de toda a nossa atenção, porque já tivemos números muito melhores, há cerca de 45 dias. Temos feito todo esforço, mas a população também precisa contribuir, como já contribuiu até o momento. Todos os cuidados preparativos e planejamento com relação à vacinação já estão sendo providenciados”, afirmou.
Durante a vigência da onda, o funcionamento dos setores econômicos está restrito aos serviços essenciais. Para informações sobre as regras de funcionamento acesse www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
VEJA TAMBÉM: