Obras foram realizadas com mão de obra prisional; recursos vieram de verbas pecuniárias do Poder Judiciário
O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) inaugurou, nesta quinta-feira (27/7), novo espaço administrativo, salas de enfermagem e odontologia do Presídio de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha. Os recursos das obras, cerca de R$ 350 mil, são provenientes de verbas pecuniárias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Toda a mão de obra, incluindo os serviços de alvenaria, hidráulica, elétrica e pintura, foi de sete presos que cumprem pena na unidade prisional.
A nova estrutura do espaço administrativo tem cerca de 150 metros quadrados e conta com salas para a direção, assessoria de Informação e Inteligência, setores penal, alimentação, almoxarifado e jurídico, farmácia, recursos humanos e psicossocial.
Na antiga área que era destinada a atendimentos técnicos e administrativos foi construída uma sala de enfermagem, devidamente equipada, e um consultório odontológico. Para reforçar o atendimento prestado nestes locais, o Presídio de Itaobim tem o apoio de equipe completa da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
O diretor do presídio, Clayton Reges, explica que as obras começaram em 2019, mas tiveram que ser paralisadas durante a pandemia de covid-19, e foram retomadas quando as autoridades sanitárias consideraram segura a volta às atividades. “Essas novas instalações são um grande avanço para o atendimento realizado pelos servidores da unidade. Trazem, de fato, melhorias na prestação de serviços, significam uma valorização do Depen e das instituições parceiras. Os presos têm melhores condições de cumprimento da pena e os servidores mais segurança e conforto para exercerem suas funções”, detalha o diretor.
Já o diretor do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, que esteve presente na solenidade de inauguração nesta quinta, ressaltou a importância da parceria contínua com o Poder Judiciário, que possibilitou a reforma e a construção de novos espaços no presídio. “Estamos fazendo entregas muito importantes aqui hoje que vão melhorar o bem-estar dos nossos servidores e a rotina de trabalho, além de possibilitar melhor acesso a serviços de saúde aos custodiados. O Poder Judiciário é nosso parceiro ativo e diário, e essa inauguração só comprova mais uma vez isso.”
Outras melhorias
Nos últimos dez anos, o Presídio de Itaobim vem passando por adequações estruturais no intuito de dar mais segurança e conforto para todos. Entre as principais obras estão construção da casa de albergados; construção de duas salas de aula que atendem detentos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), alunos do ensino superior a distância e cursos profissionalizantes; implementação de sistema moderno de CFTV com 26 câmeras de alta resolução; parlatório moderno e seguro e duas salas para audiências virtuais nos parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).