18.9 C
Itabira
sexta-feira, novembro 22, 2024

Itabira recebeu as primeiras doses da Coronavac destinadas à cidade

Itabira se prepara para começar a aplicar as vacinas contra a Covid-19 até quarta-feira (20) – como definido pelo Ministério da Saúde, município iniciará imunização em equipes da linha de frente de combate à pandemia
A secretária municipal de Saúde, Eliana Horta, recebeu as primeiras doses da Coronavac destinadas à Itabira.

Informações mais detalhadas serão repassadas ao meio dia de hoje, em um evento no Hospital Municipal Carlos Chagas, onde será vacinado o primeiro itabirano, da linha de frente de combate à Covid-19.

A distribuição é feita pelo Governo do Estado, que encaminhará o imunizante para a Gerência Regional de Saúde (GRS), responsável por 24 municípios. A Gerência (GRS) de Itabira já está com as primeiras 8 mil doses da vacina Coronavac contra covid-19. As doses chegaram na manhã desta terça-feira no 32º Batalhão de Polícia Militar de Itabira, em helicóptero da Polícia Civil, e já começaram a ser distribuídas para as outras 23 cidades da área de abrangência da GRS, com escolta policial.

São elas: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto, Virginópolis.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda a formalização de quantas doses serão destinadas aos itabiranos neste primeiro momento. A preparação para a campanha de imunização já é feita pela Saúde municipal.

Para este momento emergencial, a cidade terá à disposição cerca de 20 mil seringas agulhadas. Estrutura e logística para acondicionar e transportar as vacinas tão logo sejam liberadas pela GRS estão em ajustes finais. Também já foi feito o levantamento do chamado grupo prioritário.

De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Segundo a SMS, o grupo de profissionais da saúde chega a 3,6 mil pessoas em Itabira. Ainda estão nesta primeira fase os idosos residentes em instituições de longa permanência e população indígena.

Dentro do grupo de profissionais de saúde, o estado orientou que os primeiros a receberem o imunizante sejam os integrantes da equipe de vacinação, depois as equipes de instituições de longa permanência e por fim aqueles trabalhadores envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Também de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, quando a vacinação se expandir para os idosos em geral, no segundo momento da campanha definida pelo Governo Federal, os cálculos são de que a população a ser vacinada em Itabira prioritariamente chegue a 20 mil pessoas.

“O nosso primeiro passo é saber quantas doses teremos. Esperamos já ter esta informação o mais breve possível nesta terça-feira, para dar andamento ao nosso plano de imunização. De qualquer forma, já estamos definindo toda a nossa logística para que o processo ocorra com eficiência. Sabemos da importância deste momento e do quanto as pessoas estão ansiosas por essa vacinação. Faremos com que aconteça da melhor maneira possível”, afirmou a secretária de Saúde, Eliana Horta.

Barreiras sanitárias

Itabira retomou a instalação de barreiras sanitárias em entradas da cidade nesta segunda-feira (18). A estrutura foi montada na AMG-900, próximo à Funcesi. Durante todo o dia, servidores das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Urbano, além da Transita, fizeram interação junto a motoristas e passageiros que transitavam pela rodovia.

Os agentes fizeram aferição de temperatura e instruíam os usuários a respeito de medidas de prevenção contra a Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social. As barreiras serão continuadas durante esta semana em outros pontos de chegada e partida de Itabira.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias