Câmaras ingressantes terão também formação introdutória. Cursos são presenciais e vão até meados de dezembro.
Coordenadores municipais do Parlamento Jovem (PJ Minas) iniciam nesta terça-feira (28/11/23) a formação para atuar na edição de 2024, que terá como tema “Melhorias no Ensino Escolar”. Os participantes das câmaras ingressantes terão, antes, uma formação introdutória para, depois, se juntarem aos demais no curso específico de coordenadores. As atividades seguem até 15 de dezembro, na Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Os coordenadores serão divididos em cinco turmas, e haverá atividades nos turnos da manhã e da tarde. No caso da formação introdutória para ingressantes, o curso ocorrerá nas manhãs dos dias 28 e 30 de novembro e 5, 12 e 14 de dezembro. As atividades englobam construções coletivas sobre a mobilização dos jovens, sobre o planejamento de parcerias e sobre as oficinas a serem oferecidas para a formação dos estudantes. O módulo de gestão do programa também será apresentado.
Já a formação geral dos coordenadores se estenderá entre os dias 28/11 e 15/12. Além de dinâmicas de integração e palestra sobre o tema da edição, os participantes terão oportunidade de debater aspectos da gestão do PJ Minas e trocar experiências com coordenadores regionais e interlocutores sociais. A função da consultoria da ALMG no trabalho e no acompanhamento das propostas também será tratado. Os coordenadores ainda vão definir, junto com a coordenação estadual do programa, a divisão dos municípios em polos regionais.
O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.