21.6 C
Itabira
sábado, abril 19, 2025

Prevenção e conscientização são as principais formas de enfrentamento da AIDS, diz infectologista do HNSD

Dados do Ministério da Saúde apontam que um milhão de pessoas conviviam com o HIV no Brasil em 2022 — sendo que 35%, ou 350 mil, são mulheres; enquanto 65%, ou 650 mil, são homens. Apesar dos avanços das últimas décadas, com a oferta de tratamentos eficientes para AIDS e maior circulação de informação, a doença ainda é cercada de preconceitos. Nesta reportagem, o médico infectologista do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Marcello Fontana, esclarece sobre o tema.

“A AIDS é a fase avançada da doença. O HIV positivo é o portador do vírus que ainda não manifestou ou está controlado, tratando e não manifesta a doença”, explica o médico. “A AIDS é a fase em que o indivíduo com o HIV tem a evolução da doença, o que acontece, em média, dez anos depois da contaminação. Essa fase avançada da doença é caracterizada por perda de peso, febre prolongada — às vezes com mais de 30 dias — e diarreia prolongada, também de mais de 30 dias. E, principalmente, infecções oportunistas, como pneumonia, infecção urinária, meningite, tuberculose, infecções por fungos e bactérias, outras bactérias e protozoários, que pessoas sem HIV normalmente não têm”, completa.

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data marca também o início da campanha Dezembro Vermelho, que promove uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Nesse aspecto, a conscientização das pessoas é um dos importantes mecanismos de combate à doença.

O infectologista do HNSD destaca que a principal forma de transmissão do HIV é o contato sexual — oral, anal e vaginal. Além disso, a doença pode ser transmitida por transfusões de sangue — o que é raro no Brasil devido à qualidade dos hemocentros —; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente em usuários de drogas injetáveis; e durante a gestação, passando de mãe para filho.

Prevenção

De acordo com médico infectologista do HNSD, a principal forma de combater a AIDS é a prevenção — sobretudo com o uso de preservativo durante as relações sexuais.“É evitar o comportamento de risco, que é se expor sem preservativo ao sexo. A camisinha é a principal forma de evitar essa doença. A segunda forma é buscar orientação e informação com o médico, ler e se informar, fazer os testes, principalmente quem tem dúvida e quem teve relação de risco”, pontua Marcello Fontana.

Em Itabira, a Policlínica Municipal oferece testes rápidos gratuitos para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) via Sistema Único de Saúde (SUS). “Qualquer cidadão de Itabira pode fazer na Policlínica. É chegar, conversar, ser avaliado por uma equipe multidisciplinar e fazer os testes de HIV, hepatites, sífilis, que são as DSTs para as quais temos exames disponíveis”, destaca Marcello Fontana.

Tratamento

Atualmente, o tratamento da AIDS e do HIV positivo acontece por meio de coquetéis antirretrovirais, que são uma combinação de medicamentos que têm o efeito de controlar o crescimento do vírus. Com esse tratamento, 90% dos pacientes soropositivos conseguem zerar a carga do vírus no sangue em até seis meses.

“Não é cura. Quer dizer que a doença está muito bem controlada e não se detecta o vírus. Mas se o paciente parar de tomar o coquetel, em poucas semanas o vírus explode de novo e volta a comprometer o indivíduo. Então, hoje, o HIV virou uma doença crônica de tratamento, semelhante a um diabético, por exemplo, mas que requer disciplina, tratamento, cuidado com a saúde, o peso, a alimentação e, principalmente, adesão ao tratamento, que é o coquetel, que é gratuito e só encontrado na rede pública, fornecido pelo Ministério da Saúde”, conta Marcello Fontana.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.