17.8 C
Itabira
sábado, novembro 23, 2024

World Vision confirma compromissos com prioridades de mudanças climáticas na COP28

Pela primeira vez, a COP incluiu segurança alimentar e fome na pauta de discussões

Dubai, dezembro de 2023 – Após os acertos finais na conferência climática COP28 em Dubai, Visão Mundial (World Vision) confirma compromissos com sua programação que ajuda crianças, suas famílias e comunidades mais impactadas pela crise climática.

Yukiko Yamada Morovic, líder da World Vision na COP28, afirma: “Sem dúvida, as decisões confirmadas após duas semanas de difíceis negociações incluem progressos importantes para as crianças mais vulneráveis do mundo. Compromissos significativos no financiamento para ‘Perdas e Danos’ causados pelas mudanças climáticas, aumentos nos compromissos para financiar esforços de adaptação às mudanças climáticas e um compromisso de triplicar o apoio à energia renovável – todos esses são resultados significativos e agora precisamos vê-los implementados. Também estamos satisfeitos que muitas crianças e jovens tenham comparecido à COP e puderam falar diretamente com os tomadores de decisão.”

Pela primeira vez, a COP incluiu um forte foco na segurança alimentar e na fome. Taissa, uma menina indígena de 13 anos do Brasil, fez parte da delegação da World Vision na COP e pode compartilhar suas perspectivas com líderes mundiais. Em um evento sobre segurança alimentar, Taissa instou a ação para enfrentar os impactos diretos e indiretos das mudanças climáticas na alimentação, observando que “a fome causada pelas mudanças climáticas está tirando a dignidade das pessoas.”

Yamada Morovic continua: “As crianças trazem um senso de urgência que muitas vezes está ausente das discussões globais. Elas estão enfrentando o impacto das mudanças climáticas todos os dias e não podem esperar anos por ação – elas precisam e merecem isso agora mesmo.”

Outra novidade na COP foi o reconhecimento da importância da fé e das comunidades religiosas no enfrentamento das mudanças climáticas. A World Vision participou de vários eventos no primeiro “Pavilhão da Fé da COP”, onde representantes de grupos religiosos de todo o mundo discutiram suas contribuições para enfrentar os impactos da crise climática no nível comunitário.

A COP terminou com um forte foco na necessidade de o mundo fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis, responsáveis pela maioria das emissões históricas e atuais de gases de efeito estufa. Embora muitos delegados esperassem uma linguagem mais forte, esta foi a primeira vez que tal transição foi mencionada em um acordo da COP.

Olhando para o futuro, a World Vision está satisfeita que os resultados finais da COP28 incluam um maior reconhecimento da importância do empoderamento e participação das crianças, pois elas são desproporcionalmente impactadas pelas mudanças climáticas e seus direitos não receberam foco suficiente em acordos anteriores. “Continuaremos a trabalhar com as crianças para garantir que os compromissos feitos na COP28 sejam implementados e que a voz das crianças tenha um papel maior em futuras negociações e decisões”, disse Morovic.

Sobre a World Vision:

A World Vision é uma organização humanitária e de desenvolvimento cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para alcançar seu pleno potencial, enfrentando as causas da pobreza e da injustiça. A World Vision e seus parceiros estão trabalhando nas comunidades para melhorar as perspectivas econômicas das famílias, fortalecer a prevenção da violência e os serviços de proteção infantil e melhorar os sistemas educacionais. A World Vision atende a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero.

BY Ana Krauss

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias