19.2 C
Itabira
domingo, setembro 22, 2024

Pastor Marco Antônio cumpre agenda com Romeu Zema em busca de recursos

Vice-prefeito apresenta demandas de Itabira ao governador de Minas

Problemas enfrentados por Itabira nas áreas de saúde, educação, economia e segurança pública foram apresentados ao governador Romeu Zema pelo vice-prefeito, pastor Marco Antônio Gomes (PL). A reunião na Cidade Administrativa aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) e teve a presença de Rodrigo Freitas (representando o secretário de Estado de Governo, Igor Eto), do deputado estadual Guilherme da Cunha e do deputado federal Tiago Mitraud.

Representando Itabira, o vice-prefeito falou sobre a preocupação quanto à proximidade do fim da exploração mineral em Itabira, que vai gerar grande número de desempregados, e a necessidade do apoio dos governos Estadual e Federal para trazer indústrias e empresas para Itabira. Também abordou a necessidade de duplicar a MG-434, que faz ligação com a BR-381. “É uma estrada ruim e estreita que dificulta o escoamento da produção das empresas”, argumentou.

Outros tópicos abordados foram a necessidade de aumentar o número de policiais militares na cidade e a possibilidade de rever o local do novo presídio de Itabira, já que a população discorda da construção no terreno denominado Fazenda Palestina devido à proximidade com a área urbana. O que é uma grande controvérsia de entendimentos, havendo uma grande falta de conhecimento da causa pelos próprios representandes do poder público, como foi o caso da APAC.

Quanto à saúde, Marco Antônio Gomes que também é médico, apontou a necessidade da ampliação do serviço de hemodiálise, especialidade na qual tem grande experiência profissional. “Itabira atende 256 pacientes, mas seriam necessários atender 400. O serviço abrange uma macrorregião de 400 mil habitantes. Precisamos do apoio para ampliar a área física e estender o credenciamento, por exemplo”, explicou.

Ao ouvir as demandas dos representantes das prefeituras, Romeu Zema relatou que assumiu o Estado com uma grande dívida e que está agindo com gestão e poucos recursos financeiros. Entretanto, apontou a importância da proximidade do governo estadual com os gestores municipais. “Estas reuniões com os prefeitos vão continuar acontecendo, não há outra forma de tomarmos decisões adequadas”, garantiu.

Sobre O Presídio:
A construção do novo presídio em Itabira trata-se de uma parceria entre a Vale e o governo estadual. O atual presídio, na localidade Rio de Peixe, foi esvaziado, pois a Vale não quis assumir a responsabilidade pelo estudo que apresentou dizendo que  que possivelmente não será atingida a aérea  em caso de rompimento da barragem do Itabiruçu. Os detentos foram encaminhados para outras unidades prisionais causando grande descontentamento complicações para os detentos e familiares.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias