Para executar a limpeza, haverá a redução do volume de água distribuído para dezenas de bairros
O maior conjunto de água de Itabira, o reservatório do Milhão, passará por uma limpeza nesta quarta-feira (15). Com capacidade de armazenar 4 mil m³ de água, os reservatórios do Milhão atendem dezenas de bairros. Para executar o serviço e minimizar os impactos no abastecimento, a limpeza será gradativa. Sendo higienizados dois reservatórios amanhã (15) e outros dois na semana que vem.
Desta forma, podem ter o abastecimento impactado os bairros Água Fresca, Amazonas, Areão, Clóvis Alvim I e II, Gabiroba, Gianetti, Hamilton I e II, João XXIII, Machado, Novo Amazonas, Praia, São Bento, Valença, Vila Bethânia, Vila Salica, Vila Santa Rosa e Vila São Geraldo.
A previsão é que o fornecimento de água seja retomado de forma gradativa no fim da tarde. Manobras para evitar o desabastecimento nos bairros citados serão realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira.
Sobre o processo de higienização
A higienização visa melhorar as condições de armazenamento da água, que abastece o bairro. A limpeza é feita de forma manual, com o auxílio de produtos que retiram todos os resíduos do interior da estrutura. Esta intervenção é realizada sempre que necessário para manter o padrão higiênico do recipiente.
Orientações
O Saae orienta a população que utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.