Camboriú possui três arranha-céus entre os mais altos da América Latina. A cidade também planeja construir a Torre do Triunfo, o edifício mais alto da América Latina, com 544 metros. O projeto ainda não tem data de construção.
América Latina é uma região vibrante e em constante crescimento, e essa pujança se reflete também na sua arquitetura. Nos últimos anos, a região presenciou um boom na construção de arranha-céus, edifícios imponentes que redefinem os horizontes das cidades e simbolizam o progresso e a ambição dos países latino-americanos.
A pesquisa explora o fascinante mundo dos arranha-céus da América Latina, utilizando como base de pesquisa informações oficiais de construção em cada cidade. Esta lista contém os 20 edifícios concluídos e coroados mais altos da América Latina, com base na medição de altura padrão estabelecida pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat). Isto inclui torres e detalhes arquitetônicos, mas não inclui antenas funcionais de telecomunicações.
Os Gigantes Continentais
Atualmente, o título de edifício mais alto da América Latina pertence ao Torre Obispado, no Mexico, com seus impressionantes 305,3 metros de altura. O edifício, inaugurado em 2020, é um complexo misto de Monterrey composto por dois arranha-céus. Um é comercial, destinado a hotel e escritórios, e o outro é residencial. Compartilham na base uma estrutura para estacionamento e no primeiro nível há uma área comercial.
Em segundo lugar, figura o Costanera Center, em Santiago do Chile, com 300 metros de altura. Inaugurado em 2010, o Costanera Center é um complexo multifuncional que abriga escritórios, lojas, restaurantes e um mirante no topo do edifício, de onde se pode apreciar uma vista panorâmica de 360 graus da cidade.
Completando o pódio, está o One Tower, um arranha-céu localizado na cidade de Balneário Camboriú, no sul do Brasil. Concluído em dezembro de 2022, é o edifício mais alto do país e o segundo mais alto da América do Sul, com 290 metros de altura e 77 andares.
Tendências e Desafios
A construção de arranha-céus na América Latina é um fenômeno relativamente recente, mas que vem crescendo a um ritmo acelerado. Essa tendência é impulsionada por diversos fatores, como o crescimento econômico da região, a urbanização crescente e a busca por espaços corporativos eficientes e modernos.
No entanto, a construção de arranha-céus também apresenta alguns desafios, como o alto custo das obras, o impacto ambiental e a necessidade de garantir a segurança e o conforto dos ocupantes. É importante que o desenvolvimento dessa modalidade de construção seja feito de forma responsável, levando em consideração todos esses aspectos.
Conheça a lista completa dos edifícios mais altos da América Latina.