As equipes que participaram dos jogos em abril foram premiadas também com troféus
Mais de 500 atletas de várias modalidades do esporte lotaram o Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino para receber a premiação dos Jogos Escolares Itabiranos, na tarde desta quarta-feira (19).
O clima foi de muita descontração e euforia. Gritos de “guerra” ecoavam no ginásio a cada troféu recebido. A Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, foi a primeira colocada na classificação geral. O segundo lugar ficou a E.E. Dona Eleonora Nunes Pereira e a terceira colocação ficou com a E.E. Mestre Zeca Amâncio (EEMZA).
A competição que reuniu atletas de escolas públicas e particulares, com idades entre 12 e 17 anos, tem como objetivo de fomentar a prática do esporte com fins educativos, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens para estimular o exercício da cidadania e desenvolver o talento dos jovens para o esporte.
Os jogos do JEI, retornaram com muito vigor em 2022 e reforçam o investimento no esporte em Itabira, que hoje tem uma estrutura diferenciada e participativa. “Itabira será protagonista em Minas e no Brasil no esporte, através dessas políticas públicas que estão sendo implantadas na cidade. Obrigada a todos que participaram deste momento, por acreditarem no esporte como uma ferramenta educacional transformadora e quem ganha com o investimento no esporte é a população itabirana”, disse o prefeito Marco Antônio Lage, durante a entrega das premiações.
O evento é uma realização da Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer. Para a premiação, as equipes classificadas nos três primeiros lugares de cada modalidade, individual e coletiva, receberam medalhas. Na categoria de Xadrez a premiação foi até o 4º colocado. Foram entregues 836 medalhas e 78 troféus. A disputa foi na categoria de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.
Os atletas e equipes classificados no JEI, etapa local, participaram em maio, da disputa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), etapa Microrregional, em João Monlevade.