Alunos da rede estadual representaram 80% dos inscritos na premiação
O Movimento Ecos, que conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), realizou as finais do concurso de dança e de redação com participação das escolas mineiras nesta sexta-feira (22/11), em Belo Horizonte. O evento premiou os dez melhores textos e seis grupos de dança criados pelos estudantes. Os vencedores receberam, além de troféus, prêmios em dinheiro e celulares.
“Estar aqui representando a secretaria é uma honra enorme, pois incentivar projetos como esse é uma satisfação para a educação de Minas Gerais. Fico bastante satisfeita com os números de inscrições e ver que 80% dos participantes são da rede estadual de ensino”, destaca a secretária adjunta de Educação, Fernanda de Siqueira.
Além do concurso de redação e festival de dança, o evento premiou também a melhor horta escolar, da Escola Estadual Laurita de Mello Moreira; e premiou também a Escola Estadual Guimarães Rosa pelo melhor desempenho geral em tornar a instituição mais sustentável.
Redige-Ecos
O concurso de redação Redige-Ecos, promovido pelo Movimento Ecos, estimulou estudantes do ensino médio a refletirem sobre as causas e os efeitos das mudanças climáticas na sustentabilidade. Com 121 textos avaliados, dez finalistas foram selecionados.
A iniciativa destacou a importância da argumentação, da pesquisa interdisciplinar e do pensamento crítico, envolvendo instituições públicas e privadas na construção de uma consciência socioambiental.
Os alunos Nialla Roussos, da Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier, e Dirceu José de Oliveira, da Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Festival de Dança Ecos
O Segundo Festival de Dança Ecos transformou o palco em um espaço de expressão artística e consciência ambiental. Com figurinos criados a partir de materiais reciclados, os estudantes apresentaram coreografias de dança contemporânea e de rua.
Das 80 escolas inscritas, seis grupos chegaram à final e disputaram prêmios que somaram R$ 15 mil. O primeiro lugar ficou com o grupo de dança Eco Beat, da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira. Eles levaram o prêmio máximo de R$ 5 mil.
Cecilia Alice, integrante do Eco Beat, falou sobre a felicidade de conquistar o prêmio mais uma vez. “É a terceira vez consecutiva que conquistamos o primeiro lugar, mas o frio na barriga de subir no palco é sempre o mesmo. É muito importante participar de um evento que nos ajuda a manter nossa cultura viva e promove boas práticas ao meio ambiente”, disse.
Sobre o Movimento Ecos
O Movimento Ecos é uma iniciativa que combina educação socioambiental com práticas culturais e pedagógicas. Alinhado às diretrizes da Educação Ambiental e ao Currículo Referência de Minas Gerais, ele busca transformar a relação dos estudantes com o meio ambiente por meio de projetos inovadores e interdisciplinares.