A maioria dos profissionais atua nos grandes centros. Modelo de franquias permite expandir os serviços odontológicos por todo o território nacional
O levantamento sobre Empregabilidade no Setor Acadêmico feito pelo Instituto Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, apontou que cursos tradicionais relacionados à saúde têm os maiores índices de formados atuando na área em que estudaram. Odontologia ocupa a terceira posição no ranking, com 78,8% dos formados empregados.
O dado é comprovado por um estudo recente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que aponta que o Brasil possui mais de 400 mil dentistas ativos, e se destaca entre os países com o maior número de profissionais na área no mundo, atuando em diversas regiões e especialidades, mostrando um mercado que não para de crescer, sendo um importante centro de formação e prática odontológica, com muitos dentistas altamente qualificados.
Esse cenário é um reflexo da crescente valorização dos cuidados com a saúde bucal entre a população brasileira. Entretanto, os profissionais são distribuídos de forma desigual pelas regiões, refletindo uma falha de infraestrutura do setor. De acordo com a CFO, a relação entre dentistas e a população é, em média, de 1 dentista para cada 400 habitantes em áreas com alta concentração, como São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto em outras regiões essa relação pode ser de 1 dentista para mais de 1.000 habitantes.
“Essa desigualdade reflete o desafio de proporcionar acesso à saúde bucal em todo o território nacional, uma realidade que afeta o atendimento, por exemplo, em locais mais remotos”, diz Alexandre Ravani, CEO e fundador da PróRir, rede de clínicas odontológicas. “Uma forma de mitigar esse problema é ampliar a atuação dos dentistas por meio do franchising. Ele é a porta de entrada segura para os recém formados, que saem com a parte clínica da faculdade, mas sem know how para empreender. Através das franquias, o dentista tem a oportunidade de montar seu próprio consultório, gerar trabalho para outros dentistas e ainda levar atendimento de qualidade para o país inteiro”, completa Ravani.
O franchising permite que as redes que desejam se destacar do convencional consigam implementar métodos e conceitos muito bem definidos e que operam de forma eficiente. “Quando essas redes são franqueadas, elas realmente dominam o mercado em que se inserem, especialmente quando focam na interiorização. Nas cidades de menor porte, por exemplo, há um grande espaço para a profissionalização do segmento, tornando o franchising uma estratégia assertiva. Isso é particularmente relevante para o setor de clínicas odontológicas, onde há uma clara oportunidade de expansão e profissionalização, fortalecendo a atuação em diferentes regiões do país”, explica Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical de Scale Up do Ecossistema 300 Franchising.
Para este ano, a PróRir projeta crescer especialmente em locais mais afastados dos grandes centros, que têm um aluguel acessível, menos concorrência e uma população carente do serviço. “O que esperamos com a nossa expansão é oferecer à população o acesso aos melhores atendimentos odontológicos e oportunidades para os dentistas empreender. Sabemos que esse processo traz desafios, mas com um bom planejamento, levaremos a PróRir para atender toda essa demanda do mercado e deixar o sorriso dos brasileiros cada vez mais bonito e saudável”, finaliza Alexandre Ravani.
Sobre a PróRir
Fundada em 2006, a rede carioca de consultórios odontológicos, visa aliar um serviço de qualidade a preços acessíveis, atendendo com serviços que vão de estética a procedimentos cirúrgicos. Desde 2017 no franchising, a marca possui atualmente 20 unidades no estado do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos. Hoje, a empresa tem como meta um crescimento a nível nacional.