Os problemas respiratórios têm aumentado em todo o Estado e, também, em Itabira. Casos relacionados à Síndrome Respiratória, incluindo a gripe e bronquiolite, tem sido uma demanda constante no Pronto Atendimento do HNSD nos últimos meses, por isso preparamos uma matéria especial para informar e tranquilizar a população neste momento que exige de todos mais atenção e cuidado.
A gerente de enfermagem do HNSD, Thaís Alves é a nossa entrevistada nesta matéria especial.
- Houve aumento na procura por atendimento por problemas respiratórios?
A procura por atendimento por problemas respiratórios aumentou consideravelmente nos últimos meses, tanto dos atendimentos pediátricos quanto dos adultos.
- Quantas crianças e adultos foram atendidas com sintomas gripais no Pronto Atendimento?
Considerando os atendimentos externos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), ou seja, pacientes com agravamento das gripes, temos os seguintes dados:
Houve um aumento de aproximadamente 62,14% nos atendimentos (pediátricos e adultos) de março para abril. Se a média se mantiver, o mês de maio terá um aumento de aproximadamente 39,37% nos atendimentos em relação a abril.
Esses dados demonstram uma tendência de crescimento dos atendimentos. Ainda estamos na metade do mês de maio e os números já reforçam o aumento significativo da demanda.
- Quantos pacientes estão internados no momento com sintomas respiratórios?
As internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave também aumentaram expressivamente. Até o dia 15 de maio, foram 33 pacientes, internados, sendo a maioria adultos.
- O hospital está preparado para esse aumento de casos de Síndrome Respiratória?
Sim. Nestes casos o hospital adota uma série de medidas emergenciais para atender à crescente demanda, conforme plano pré-estabelecido. O núcleo hospitalar de epidemiologia faz, diariamente, a busca ativa dos casos de pacientes internados e realiza painel epidemiológico para verificar os vírus circulantes e encaminha a FUNED.
5- Houve alguma alteração da rotina de atendimento?
Foram adotadas o uso de máscara, EPI para os colaboradores, pacientes e a acompanhantes que chegam no Pronto Atendimento, além de imunização dos colaboradores. Temos o plano de contingência que está em vigor e segue sendo ajustado conforme a evolução do cenário.
- Quais orientações de cuidado para as pessoas?
- Mantenha a calma e, ao surgimento de sintomas gripais como febre, tosse, congestão nasal ou dificuldade para respirar, busque atendimento.
- Mantenha o cartão de vacinação atualizado;
- Adote o uso de máscara em ambientes fechados ou com aglomeração;
- Higienize as mãos com frequência e evite o contato com pessoas sintomáticas.
Reforçamos o compromisso do HNSD em garantir assistência adequada à população e manter a transparência quanto à evolução da situação epidemiológica.