21.1 C
Itabira
segunda-feira, maio 19, 2025

Polícia Militar já prendeu mais de 400 pessoas com apoio do reconhecimento facial em Minas Gerais

A tecnologia está sendo utilizada desde o início do ano e tem como objetivo retirar a circulação de indivíduos com mandatos de prisão em aberto

Mais de 400 pessoas já foram presas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial, implementação pelo Governo de Minas e que usa câmeras inteligentes para fortalecer a segurança no estado.
“Este investimento em tecnologia, que teve ótimos resultados durante o Carnaval deste ano, garante mais segurança à população com o cumprimento dos mandados de prisão que se encontram em aberto. Nossa expectativa é expandir ainda mais este novo mecanismo de segurança”, enfatizou o governador Romeu Zema.
A tecnologia que faz a identificação é utilizada pela Polícia Militar desde o início do ano em Minas, uma estratégia da corporação para retirar a circulação de pessoas com mandatos de prisão em aberto. A maioria das pessoas responde por crimes como tráfico de drogas, roubo, homicídios e furto.
“Em fevereiro, pudemos acompanhar um dos primeiros testes das câmeras, que são de extrema importância em grandes eventos. A retirada desses infratores das ruas é mais uma demonstração da importância de que o Governo de Minas dá à qualidade de vida do cidadão mineiro e do foco na prevenção do crime em todo o estado”, afirmou o vice-governador Mateus Simões.
As câmeras inteligentes com reconhecimento facial estão instaladas em Bases de Segurança e no sistema de videomonitoramento. As imagens captadas são enviadas, em tempo real, para uma central de videomonitoramento, sendo processadas e comparadas com o banco de dados da PMMG.
“O investimento demonstra nossa preocupação constante em atender melhor a população e em buscar resultados cada vez mais relevantes”, afirma o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Frederico Otoni.
Caso haja identificação de indivíduos com mandatos de prisão em aberto, os militares que estão no patrulhamento preventivo são acionados, imediatamente, para realizar a abordagem e providências cabíveis.
Destacam-se essas ações duas características principais: a possibilidade de migração da tecnologia para diferentes regiões da cidade, sem custo para a instituição, e a rapidez na identificação e na abordagem dos criminosos.
Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.