19.4 C
Itabira
sábado, abril 19, 2025

Entenda o “toque de recolher” adotado em Itabira

Diariamente, entre 20h e 5h, estará proibida a circulação de pedestres e veículos pelas ruas de Itabira

A “Onda Roxa” foi criada recentemente pelo Governo de Minas Gerais para fazer frente à escalada de contaminação da Covid-19 em todo estado.

A faixa mais restritiva, que passou a ser adotada por Itabira e outras 17 cidades da região a partir desta segunda-feira (8), inclui, entre demais medidas, o “toque de recolher”.

A determinação é para que, entre 20h da noite e 5 horas da manhã seguinte, esteja proibida a circulação de pedestres e veículos pelas ruas do município, com poucas exceções.

De acordo com o protocolo do Minas Consciente, somente terão autorização para funcionar durante o toque de recolher os serviços de urgência em saúde, serviços de segurança, serviços públicos essenciais e atividades de delivery (alimentação, farmácia e  outros considerados essenciais). Neste período, não é permitida a retirada de produtos na porta do estabelecimento.

Mesmo os serviços considerados essenciais pelo Minas Consciente terão de encerrar as atividades às 20 horas.

Isso porque a iniciativa do toque de recolher visa justamente restringir a circulação de pessoas e incentivar o isolamento social. As últimas linhas de ônibus do transporte coletivo municipal circularão às 21 horas, segundo determinado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) à concessionária.

O respeito à medida restritiva será fiscalizado pelos fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com apoio da Polícia Militar.

Para ampliar a fiscalização, novos canais de denúncias foram abertos pela Prefeitura por meio do whatsapp: 97311-0022, 97358-0040 e 97522-0240.

Além desses telefones, informações também podem ser repassadas pelos telefones 3839-2044 e 3839-2143 (de 7h às 18h) e diretamente à PM pelo 190.

A abordagem dos fiscais às pessoas terá, inicialmente, caráter educativo. Estabelecimentos comerciais estarão sujeitos a multas e cassação do alvará de funcionamento.

 

Marco Antonio anuncia criação de uma Bolsa Social para 15 mil famílias itabiranas

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.