22.4 C
Itabira
sexta-feira, novembro 22, 2024

Comerciantes sofrem fiscalização na região central de Itabira – população está dividida

Fiscais de Posturas verificam descumprimento de decreto sobre “Onda Roxa” na região central e pequeno empresário e o mais penalizado

Durante a tarde desta segunda-feira (8), fiscais de Posturas da Prefeitura de Itabira percorreram a região central da cidade para alertar comerciantes que estão infringindo o Decreto Municipal de Marco Antonio Lage(PSB), número 0523/2021, referente a ajustada por ele “Onda Roxa” no município de Itabira.

Alguns comerciantes, após a pressão, fecharam espontaneamente seu estabelecimento.  Segundo os fiscais anunciaram e consta do Decreto, aqueles que não são considerados serviços essenciais e persistirem em funcionar poderão ter os comércios lacrados.

Caso os estabelecimentos não cumpram as medidas definidas pelo decreto, poderão receber multas que variam de R$ 500 a R$ 50 mil. Além disso, o local ficará interditado por 30 dias. Para reforçar a fiscalização, o Município contará com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

 

Nas redes sociais a opinião está dividida, muitos estão achando injusto

Hoje pela manhã o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL) Maurício Henrique Martins, falou a um programa de rádio, em emissora local, e lembrou que “o mais penalizado está sendo o comerciante que não recebe mais do que dois ou três clientes por dia,” segundo ele os grandes empresários estão com suas empresas funcionando e respaldados pelo Decreto municipal.

Nas redes sociais a manifestação está dividida entre os que apoiam e os que criticam a iniciativa do atual mandatário da cidade: “O prefeito deveria fechar tudo ou nada,” escreveu um internauta que postou fotos de aglomerações em bancos.

Outro postou o seguinte cartaz:

Vários veículos de comunicação fizeram lives mostrando a aglomeração em bancos e pontos de ônibus.  A cidade não foi preparada para o Decreto e muitos estão confusos com várias situações, como por exemplo os horários de coletivos para quem trabalha em serviços essenciais. Outro ponto é quantidade de ônibus rodando à noite após o fechamento dos comércios.

Prefeitura também disponibilizou novos números para denúncias

A Prefeitura também disponibilizou novos números para que os cidadãos façam denúncias sobre o descumprimento do decreto.  A população descontente apelidou de “Disque Canguete” (Dedo duro, X9 ).

Além dos telefones do setor de Fiscalização de Posturas Municipais (3839-2044 e 3839-2143), há os números do serviço “Fiscal do Bem” que funcionarão 24 horas por dia via WhatsApp, durante a vigência da Onda Roxa: 97311-0022, 97358-0040 e 97522-0240.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias