Empreendimento ganha novo site e campanha comemorativa em celebração a meio século de chegadas e partidas
Para celebrar o aniversário de 50 anos deste símbolo da capital mineira, a Codemge lançou o site www.
Além disso, a empresa está homenageando a Rodoviária com a promoção de uma campanha comemorativa interna, em que as peças publicitárias do terminal recebem, esta semana, imagens com fotos de obras e melhorias executadas, além de um selo visual dos 50 anos, especialmente desenvolvido para a data. No Espaço Cultural, localizado no hall de entrada, está exposto um poema escrito por um dos usuários, Hudson Eustáquio Cunha de Paula, em celebração ao cinquentenário.
Melhorias
A atual administração da Rodoviária de BH tem trabalhado para oferecer cada vez mais conforto, bem-estar, mobilidade e segurança a seus usuários, com investimentos para diversas melhorias já realizadas nos últimos cinco anos, como: reforma dos sanitários públicos; construção de sobrecobertura; revitalização da infraestrutura elétrica, de pisos, do teto, da pintura e das escadas; reforma das esteiras rolantes; modernização dos assentos; instalação de nova praça de alimentação; construção de novos elevadores.
Outras informações sobre obras e melhorias feitas no local estão disponíveis neste link.
Pandemia
O Terminal Rodoviário é responsável pelo transporte de aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano, em condições normais. Desde o início da pandemia de covid-19, há um ano, o fluxo teve queda expressiva, ficando em torno de 80%. A administração orienta que, durante este período, apenas quem for viajar entre no local. O uso de máscaras, durante toda a permanência no terminal e no interior dos ônibus, também é imprescindível, assim como manter o distanciamento adequado. A Rodoviária de BH tem adotado várias medidas preventivas e educativas, para garantir o bem-estar dos usuários.
Espaço pioneiro
No início da década de 1940, Belo Horizonte inaugurava sua primeira estação de passageiros. Localizado atrás da Feira Permanente de Amostras, o espaço foi pioneiro na centralização do transporte rodoviário no Brasil. Em meados dos anos 1960, entretanto, a grande demanda por embarques e desembarques, impulsionada pelo crescimento da capital mineira, implicou a necessidade de construção de um terminal com maior estrutura e capacidade de atendimento.
Foi então que, em 1965, o Governo do Estado de Minas Gerais deu ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG) a incumbência de executar a demolição da feira de amostras, local que deu espaço à atual rodoviária, denominada Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro. As obras foram finalizadas em dois anos. Em 9 de março de 1971, foi inaugurado o complexo arquitetônico formado por oito plataformas de embarque (com capacidade para operar, simultaneamente, até 48 partidas) e sete de desembarque (comportando 14 chegadas simultâneas).
O prédio, arquitetado por modernistas como Walter Machado, Fernando Graça, Francisco Espírito Santo e Luciano Passini e construído por equipe de engenheiros do DER, recebeu o prêmio da 1ª Bienal de Arquitetura no ano de sua inauguração. Em 1994, a fachada e o volume do edifício foram tombados pela Secretaria Municipal de Cultura.
Desde março de 2016, a Rodoviária de BH é administrada pela Codemge, por meio de convênio realizado com o DER/MG. Para mais informações acesse: www.