Decisão do presidente Vetão é para conter casos de Covid no prédio do Legislativo itabirano. 12 pessoas, incluindo um vereador, testaram positivo nos últimos dias.
Entrou em vigor nesta terça-feira (9) a portaria número 4.192, assinada pelo presidente do Legislativo. O documento permanece válido até o dia 23 de março. Nesse período, o prédio da Câmara Municipal de Itabira permanece fechado, ficando restrito o acesso do público às dependências.
Os trabalhos serão exercidos de forma remota (home office), ficando dispensado o registro do ponto biométrico. As reuniões ordinárias, das comissões e extraordinárias serão realizadas de forma remota (videoconferência).
Os profissionais da limpeza, da portaria, vigias, motoristas e jardinagem poderão, excepcionalmente, trabalhar presencialmente em número mínimo e mediante escala a ser feita pelo diretor geral da Câmara.
Os atendimentos nos gabinetes dos vereadores também deverão ser feitos por meio remoto, seja através de reunião on-line, telefone, e-mail, WhatsApp, ou outro meio a critério dos parlamentares, desde que não sejam nas dependências do Legislativo e sejam atendidas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.
“Antes da testagem em massa, três colaboradores tiveram diagnóstico positivo de Covid-19. Posteriormente ao drive thru, mais nove pessoas testaram positivo. Alguns estão assintomáticos, ninguém precisou ser hospitalizado até o momento. Todos estão afastados de suas atividades para cumprir o isolamento social”, declarou o presidente da Casa, Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB).
Excepcionalmente e pontualmente, será permitido aos vereadores, servidores e assessores parlamentares adentrar ao prédio da Câmara para retirada de algum documento e realização de serviços pontuais e inadiáveis que se fizerem necessários.
O protocolo de documentos à Câmara deverá ser dirigido à Secretaria Geral, na forma de arquivos no formato PDF, por meio do e-mail secretariageral@itabira.cam.
As atividades da Escola do Legislativo, do Posto de Identificação e os pregões presenciais, neste período, também permanecem temporariamente suspensos. Já a continuidade das obras de reforma do plenário ficam autorizadas.