Diante a falta de profissionais, Itabira apela para escolas e 34 alunos de Medicina chegam à cidade na próxima semana para resolver problemas de falta de equipe em PSFs;
Segundo divulgou a assessoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) , a partir da próxima segunda-feira, 5 de abril, chegam ao município 34 alunos do último período de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Eles irão integrar as equipes de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Samu e Pronto-Socorro.
A iniciativa faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Itabira e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da instituição de ensino. Eles se somam aos quatro futuros profissionais, alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que chegaram para o internato rural no início desta semana e permanecerão nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.
As novas equipes serão recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde nos dias 5, 6 e 7 de março.
Uma turma com 11 estudantes chega na segunda-feira, uma segunda turma com mais 11 chega na terça-feira e a última, com 12, chega na quarta-feira. Todos irão passar por treinamento, com orientações de como funciona a rede de atendimento em Itabira.
Eles ficam na cidade por um período de até 3 meses, podendo trabalhar com uma carga horária de 60 horas, auxiliando na linha de frente dos atendimentos.
O trabalho realizado pelos futuros profissionais de saúde será supervisionado pelo médico responsável pela unidade de PSF correspondente e ainda terá orientação docente, que caberá à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
A equipe será distribuída da seguinte forma: três profissionais estarão no Pronto-Socorro, três no Samu e mais três irão ficar como apoio na rede central de monitoramento, que funciona no prédio da Mata do Intelecto. Os outros 25 futuros médicos estarão dispostos nas UBSs.
A realização da atividade conta como carga horária exigida para estágio na grade curricular da faculdade.