Durante a live desta sexta-feira (9) em seu perfil no facebook, o prefeito Marco Antonio apareceu ao lado da presidente da Acita do secretário de Governo para anunciar medidas de flexibilização para o comércio.
O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage (PSB) passou os últimos dias sendo criticado em todos os cantos da cidade por suas medidas de restrições acima do que estabelece o plano Minas Consciente para a onda roxa. O Embate com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL Itabira, Mauricio Henrique Martins, deixou o prefeito desgastado com os pequenos comerciantes e prestadores de serviços da cidade.
Carreata, protestos nas redes sociais, entrevistas em veículos de comunicação da cidade e várias reuniões virtuais deixaram os comerciantes agitados. Marco Antônio ignorou a CDL durante toda a live, agindo como se não fosse importante.
A resposta aos movimentos foi um novo decreto com várias concessões. Sem demonstrar que estava cedendo, o prefeito trouxe para a live a presidente da Associação Comercial – Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno, enaltecendo a empresária que sócia de uma empresa de venda de peças na cidade. Em todo o tempo Marco Antonio elogiava a emrpesária e a entidade que representa. Também trouxe o secretário municipal de Governo, Gabriel Quintão, que é presidente do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 em Itabira, criada a pedido das entidades por meio da portaria 051/2021 ( Portarias__51_2021 Comissão ). Os dois fizeram a parte dos “bonzinhos” anunciando as novas medidas favoráveis ao comercio local que estão no decreto 0647/2021.
As principais alterações são:
– Inclusão de óticas, lojas de materiais de construção e autopeças na listagem de serviços essenciais permitidos a funcionar seguindo os protocolos sanitários estabelecidos no decreto;
– Permissão para que comerciantes pratiquem a entrega de mercadorias na porta do comércio;
– Regulamentação para que barbeiros e profissionais de salão de beleza realizem os serviços nas casas dos clientes;
– Supermercados passam a funcionar até 22 horas, seguindo decreto do Governo de Minas;
– Implantação de níveis para monitoramento e flexibilização do comércio conforme Anexdo I do Decreto, desde que não extrapole as medidas do Minas Consciente.
Veja o decreto na íntegra: 0647- Institui novas regras devido a COVID.doc