14.2 C
Itabira
segunda-feira, setembro 23, 2024

“O prefeito nesses cem dias não conseguiu entregar nada que era expectativa dele” afirma Neidson Freitas

“Não existe governo passado, existe é o presente.” Na reunião ordinária desta terça feira, o vereador Neidson Freitas rebateu a live que o prefeito Marco Antônio fez no ultimo dia 16 em comemoração aos cem dias de sua gestão à frente de Itabira.

O vereador Neidson Dias Freitas (MDB) rebateu a apresentação feita pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) na live realizada na quinta-feira (16) quando fez um balanço dos primeiros cem dias de sua gestão à frente da Prefeitura Municipal de Itabira. O prefeito fez uma celebração ecumênica com participação de um líder Católico e outro Evangélico. Depois, com uma produção audiovisual, focou em mostrar erros encontrados e também apontar falhas da gestão de seu antecessor, Ronaldo Lage Magalhães (PTB).

Utilizando o tempo regimental da Câmara, o vereador Neidson abriu a sua fala lamentando: “Infelizmente, a gente percebe que nesses cem dias, o governo não conseguiu entregar nada do que era expectativa dele, uma vez que ele (Marco Antônio) prometeu em sua campanha fazer 40 anos em 4, e não fez nada nestes cem dias,” disse o vereador.

Neidson fez uma crítica a live: “Nessa live a gente percebeu uma insistência em falar do governo passado, e o itabirano precisa saber que não existe governo passado. Existe é o presente, que o itabirano precisa da gestão.”

O vereador, que hoje se posiciona como oposição dentro do Legislativo, falou dos desajustes dos cem dias com a equipe de governo: “Houveram vários erros na escolha da equipe para gerir a nossa cidade. Tanto é que o prefeito chega no seus cem dias tendo que fazer várias substituições. A secretária Municipal de Saúde que não teve a capacidade de permanecer na pasta, não teve a competência de gerir a pasta da Saúde teve que ser substituída.”

Neidson denunciou que está havendo um “conluio” contra a cidade, para manter  aliados políticos, oriundos de acordos pré-eleitorais,  para manter pessoas no governo. “Para quem vendeu a ideia de um novo “Marco”, do novo, de um novo momento, um novo modelo de gestão, Isto não tem nada de novo. É mais do velho político, da velha política do apadrinhamento dos seus pares.”  Ele alertou: ” Varias pessoas do governo são de fora, de outra cidade.”

Ele criticou o remanejamento do presidente do  Saae de Itabira, que antes de ser exonerado, disse no plenário da Câmara, que não sabia como resolver o problema de falta de água em Itabira.

“O que tem me preocupado, dentro destas instituições, é que (as pessoas) simplesmente estão trocando de lugar. Uma pessoa que não é capaz de administrar o Saae, ele é capaz de ir trabalhar na Secretária de Desenvolvimento Econômico? O secretário que não deu certo numa pasta ele está sendo destinado para outra. A preocupação é com competência ou é em garantir emprego para os apoiadores do prefeito? Eu duvido muito que existam essas pessoas polivalentes, ao ponto de poder servir para qualquer área da Prefeitura,” disse.

A secretária que assumiu o Saae, a economista Karina Rocha Lobo, era secretária Municipal de Auditoria Interna e Controladoria. E segundo Neidson, ela é casada com o atual secretário Secretário Municipal de Administração, Klaus Moreira Amann. Ou seja, ela teria que “auditar” o marido.

“Não cabia as duas funções, ( de marido e mulher) no governo, por eles terem o vínculo familiar teve que ser substituída. E ela foi direcionada para outra função, ela foi  para a presidência do Saae. A dança da cadeiras,” disse o vereador.

O vereador fechou a sua fala com uma previsão de outras mudanças: “Vários erros nesses cem dias. Várias mudanças aconteceram e várias outras ainda terão que acontecer, porque as outras secretarias estão indo de mal a pior.”

Weverton “Vetão” tem demonstrado diplomacia e democracia à frente do Legislativo.

O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos “Vetão” (PSB),  fez uso da palavra e ressaltou a coragem do prefeito em tirar os que não estavam dando certo. Lembrou que há quatro anos atrás ele fez críticas parecidas aos gestor da época. E ressaltou que o momento da pandemia impede os prefeitos de exercerem as promessas de campanha. “Impossível governar uma cidade a êxito de todas as propostas, com a cidade vivenciando o caos com a guerra contra o covid-19,”disse lembrando a reativação dos leitos de Utis que foram fechados no final do ano.

Júber Madeira

O líder do prefeito na Câmara, vereador Júber Madeira (PSB) tentou rebater as falas do vereador Neidson, mas utilizou apenas freses retóricas, citando propostas, que segundo ele, estão em elaboração pelo Governo municipal, como se as mesmas fossem ações de cem dias.  Nenhum outro vereador da base entrou na defesa do prefeito. “O prefeito Marco Lage não fez promessas para cem dias. Fez propostas para 4 anos,” disse o vereador.

 

 

 

 

 

 

Marco Antônio Lage empossa novos secretários municipais

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias