Fragmentos de cerâmica com escrita são os mais antigos já encontrados.
No ultimo dia 15 a revista Antiquity publicou um estudo falando de que foi encontrado em Israel uma escrita datada de 3500 anos, época da Canaã bíblica, o escrito é o mais antigo descoberto e servirá como apoio para maior compreensão dos primórdios alfabéticos.
A escrita foi encontrada em um fragmento de cerâmica na região Shephelah, no centro-sul de Israel, e apresentava uma combinação de seis letras e duas linhas.
A descoberta aconteceu durante uma escavação do Instituto Arqueológico Austríaco em Tel Lachish, um dos sítios mais importantes de Israel, no ano de 2018.
A Bíblia relata várias vezes a cidade de Tel Lachish, também chamada de Laquis, inclusive ela foi destruída pelos israelenses durante a conquista de Canaã, depois virou uma cidade importante para os judeus e foi destruída no século 7 a.C. pelos assírios.
Preenchendo a história do alfabeto ao longo dos séculos
Segundo o Dr. Felix Höflmayer, co-diretor da escavação na cidade antiga, disse que o acha da escritura vai ajudar a desvendar os mistérios sobre as primeiras escritas alfabéticas, junto com outras evidências encontradas, os alfabetos semíticos e outras no Monte Sinai.
Segundo o Dr. Felix, os artefatos vão dar pistas para estudar as lacunas que ficou na história sobre o descobrimento do alfabeto:
“Sabemos que o alfabeto primitivo foi inventado no Sinai aproximadamente no século 19 a.C. Ele ressurgiu no sul do Levante (dias modernos de Israel, Palestina e Jordânia) muito mais tarde, apenas por volta dos séculos 12 e 13, mas não tínhamos pistas sobre o que aconteceu entre esses dois períodos”, explicou ele.
Fonte: Guiame / Com informações Jewish News Syndicate / Foto: Instituto Arqueológico Austríaco (16.04.21)