16.2 C
Itabira
sábado, novembro 23, 2024

Itaurb divulga nota sobre cancelamento de processo licitatório – empresa de secretária tinha vencido

A Itaurb divulgou às zero hora e onze minutos de hoje, uma nota informando o cancelamento do pregão realizado nesta sexta-feira (30) onde a empresa de Cácio Duarte Guerra e de sua filha Patrícia ALves Guerra venceram o certame.  Conflitante com ata do pregão, a nota diz que o certame foi cancelado durante a sessão.

Venceu a licitação pelo valor de R$ 138 mil, a empresa de Cácio Duarte Guerra e de sua filha Patrícia ALves Guerra. A filha de Cácio foi nomeada em primeiro de janeiro, pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), através Decreto_7_2021, Secretária de Planejamento e Gestão, da Prefeitura de Itabira.  Nos viés da política, dizem que Danilo Alvarenga Também é “amigo” pessoal de Cácio Guerra.

Como citamos na matéria de ontem,  O pregoeiro tentou embargar e a Celta argumentou contrário. Agora eles tem 5 dias para recorrer oficialmente.

Nota de esclarecimento da Itaurb não condiz com a ata do pregão

“A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) esclarece que cancelou o processo licitatório GMP/007/2021, realizado nesta sexta-feira (30), cujo objetivo era a “contratação de empresa especializada para prestação de serviços de assessoramento técnico operacional e estratégico”.

O cancelamento foi declarado ainda durante o ato de abertura dos envelopes e ocorreu devido ao fato de que a única concorrente no certame possui impedimentos de contratar com o poder público.

A Itaurb ressalta que o processo licitatório é livre para participação de qualquer empresa, mas pontua que seguirá todos os procedimentos legais, sem qualquer margem para atos impróbios.

A Itaurb reafirma seu compromisso com a transparência, ética e práticas gerenciais pautadas pelo profissionalismo e respeito às leis vigentes.”

Na ata não há menção de cancelamento. A inabilitação da empresa foi resguardada com a possibilidade de recurso, com prazo aberto para contestação e explicações.  Para cancelar o certame tem que ser feito um ato normativo e publicado com justificativas claras e inclusive suspendendo o prazo recursal de quem tiver direito.

Documento completo em PDF clique aqui e veja a ata : Pregao_presencial_6_2021_ATA_E_HISTORICO_DE_LANCES_DO_PREGAO_PRESENCIAL_N_006_2021 (1)

 

Patrícia Guerra filha de Cácio Guerra, que é secretária de Planejamento da Prefeitura, vence licitação de “consultoria” na Itaurb

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias