Em 2021, a Prefeitura teve iluminação com as cores da bandeira LGBTQIA+, pela primeira vez na história da cidade. Ele está instituindo a Política Municipal de Promoção da Cidadania e Diversidade LGBTQIA+ através de lei.
A Câmara Municipal de Itabira recebeu no último dia 18, o projeto de lei 10/2022, de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que além de criar um Conselho Municipal, também tratada da implementação da política de promoção da diversidade LGBTQIA+: “Implementar ações governamentais, promovendo articulações entre órgãos municipais, e entre as entidades da sociedade civil que tratem da temática diretamente necessária à implementação da política municipal em questão,” está no corpo do projeto.
A palavra TRANSVERSAL quer dizer “cujo caminho é oblíquo” ou ” que atravessa algo” e o projeto diz que vai “Transversalizar política e administrativamente os programas, projetos, serviços e benefícios de atenção à pessoa LGBTQIA+.”
O complexo será: “conscientização dos ambientes ou estabelecimentos públicos de assistência visando liberdade de expressão de todo cidadão LGBTQIA+“.
CLIQUE AQUI E VEJA O PROJETO: Lei 10 2022 LGBTQIA+
Nas redes sociais prefeito está sendo criticado por nomear secretária municipal de Educação integrante do movimento LGBTQIA+.
A Prefeitura de Itabira anunciou nesta quinta-feira (24) a professora da rede municipal Laura Souza como secretária de Educação. Sem discutir a capacidade da pessoa ou sua opção sexual, os movimentos católicos e evangélicos se posicionaram contra a postura do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), de dar a pasta que define diretrizes para educação das crianças, um membro do movimento (segundo dados divulgados em redes sociais) no momento que a questão do “binário” e “não binário” está em debate no Brasil.
Informações de dentro da estrutura da Prefeitura de Itabira, dão conta de que tudo faz parte do projeto de Marco Antônio de investir na visão “não-binária”.
O que é gênero não-binário: O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.
A nova secretária, Laura Souza é itabirana, licenciada em Letras (Inglês, Português e respectivas Literaturas) pela Funcesi e servidora efetiva da Educação desde de 2009, e também servidora concursada da Câmara Municipal de Itabira, como redatora. E não há registro que esteve envolvida em qualquer polêmica sobre o tema. Alguns acreditam que ela não irá se deixar levar pelo movimento, mas sim por convicções éticas da função.
O prefeito Marco Antônio é apoiador do movimento LGBTQIA+
Pela primeira vez em Itabira, a fachada do prédio da Prefeitura foi iluminada com as cores da bandeira LGBTQIA+ em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho. As luzes foram acesas na segunda-feira (28/06) após o discurso do prefeito Marco Antônio Lage em prol do respeito e da diversidade. Na oportunidade, representantes LGBTQIA+ participaram do ato juntamente com as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Na frente do prédio, Marco Antônio Lage destacou que acender as luzes foi um gesto simbólico, mas demonstra a postura do governo em colocar todas as estruturas públicas, como da saúde e ação social, à disposição para atender as demandas por igualdade de condições para toda a comunidade LGBTQIA+.
“Vamos estudar, a partir de agora, a criação de um conselho municipal para discutir, trabalhar e instalar as políticas públicas específicas e necessárias para as pessoas LGBTQIA+. Essas luzes simbolizam hoje a seguinte mensagem: Esse governo, essa prefeitura, vai acolher com amor a comunidade e respeitá-la como integrante absoluta da sociedade itabirana. E é dessa maneira, respeitando, acolhendo, que vamos trabalhar juntos nessas políticas públicas. Amor é amor e ponto final, o nosso preconceito é contra o ódio”, afirmou o prefeito durante o evento.
Políticas públicas já implementadas por Marco Antônio, através da assistência social garantem direitos à população LGBTQIA+
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Assistência Social, faz parte dessa luta e atua continuamente para garantir os direitos socioassistenciais da comunidade, por meio da Política Nacional de Assistência Social.
No portal da Prefeitura tem a informação das ações: “Celebrado mundialmente em junho, o mês do orgulho LGBTQIA+ é marcado por discussões importantes em defesa dos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais. Em especial, no dia 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data reforça a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional, além de conscientizar a população sobre a necessidade do combate à homofobia e à transfobia. ”