Só poderão receber o selo empresas que estejam regularmente instaladas em Itabira; em regularidade com a Receita Federal e em conformidade com as legislações vigentes para o exercício de suas atividades econômicas
As empresas de Itabira já podem ser inscritas para receber o Selo de Equidade Étnico-Racial. O selo confere às empresas da cidade o reconhecimento por ser engajada na pauta da diversidade e responsável socialmente. As empresas interessadas podem clicar aqui e preencher o formulário online. No formulário também consta o requerimento de adesão. A proposta do selo partiu da Secretaria de Governo, por meio da Diretoria para Promoção da Igualdade Racial.
Além de agregar valor de mercado, uma vez que, promover ações capazes de sensibilizar sobre a luta pela equidade racial, principalmente considerando negros (pretos e pardos), a criação do selo reforça os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento da certificação foi feito no Auditório da Acita com a presença de autoridades locais, empresários e representantes do movimento negro itabirano neste mês de junho.
De acordo com a diretora para Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim, a adesão ao programa demonstra a preocupação do município e do prefeito Marco Antônio Lage com o desenvolvimento sustentável e o cumprimento da Agenda 2030. A responsabilidade social é um compromisso nosso. “Hoje falamos em nome de mais de 70% da comunidade itabirana e conclamamos a classe empresarial para aderirem ao Selo Equidade Étnico-racial. É de suma importância a participação das empresas nesse processo de reparação histórica”, destacou Nyara Crispim.